Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Terço dos Homens

18/02/2019

Terço dos Homens

Quase 80 mil participam da maior romaria do Santuário de Aparecida

Terço dos Homens - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

 

Reflexo de um movimento que já soma mais de 1,5 milhão de participantes nas paróquias de todo o Brasil


Quem foi que disse que homem não reza o Santo Terço? Pelo menos 78 mil pessoas provaram que isso não é verdade. São solteiros, casados, pais de família, jovens, adultos, religiosos e leigos, que lotaram o Santuário Nacional de Aparecida para participar da 11ª Romaria dos Terço dos Homens.

Nem mesmo a chuva e o friozinho desanimaram os peregrinos. Eles viajaram quilômetros e quilômetros Brasil afora para participar dos dois dias de evento. 

A programação teve início na sexta-feira (15 de fevereiro de 2019) com a Santa Missa das 18h, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Referencial para o Terço dos Homens. 

Na celebração, os participantes entoaram o hino do movimento, mostrando a força dos homens que rezam e rogam pela intercessão da Mãe Aparecida, por suas famílias e pela caminhada pessoal na fé.

Dom Gil, em sua homilia, ressaltou que o Terço dos Homens é uma bênção para a Igreja e para a família, destacou a iniciativa do movimento a partir dos leigos e pontuou o importante apoio de todo o clero como entusiastas.


A celebração foi encerrada com a adoração e bênção dos homens com o Santíssimo Sacramento.

Na sequência, os homens do terço foram convidados a seguir em procissão pelo Caminho do Rosário até o Porto Itaguaçu, local do encontro da Imagem de Aparecida.

Como preparação do coração dos participantes da Romaria para a intensa programação do sábado (16), o Santuário organizou uma noite de vigília na Capela do Santíssimo.

 

Missa solene 
No sábado, 78 mil homens participaram da Santa Missa às 7h30. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, na Tribuna Papa Bento XVI. O arcebispo agradeceu a presença dos grupos de terço dos homens nos mais diversos lugares, como periferias, hospitais e cadeias:

“Lá estão vocês sempre com a força do terço, curando feridas. Vamos ser o Evangelho!”, disse o arcebispo.

A programação ainda contou com pregações sobre a missão do movimento, além da reza do Terço e da consagração a Nossa Senhora para todos os peregrinos.

 

Nas redes sociais
A Romaria do Terço dos Homens é a maior já registrada pelo Santuário de Aparecida e em 2019 superou a expectativa de participantes (50 mil pessoas eram esperadas). 

O orgulho de participar de um dia inteiro de bênçãos repercutiu nas redes sociais. Os participantes fizeram questão de postar fotos em agradecimento à Mãe Aparecida.

O Irmão Rodrigo Dias, da Comunidade Deus Proverá, juntou-se ao um grupo do Terço dos Homens da cidade de São José do Rio Pardo, São Paulo (a 400 quilômetros de Aparecida), para participar do encontro. No Facebook, ele publicou: “Um dia de infinitas bênçãos! Rezei por vocês! Obrigado, Nossa Senhora!” 

 

Um movimento que já chega a 1,5 milhão de participantes 
Após essas 11 edições de romaria masculina, o hábito de rezar o terço se firma não mais como algo comum entre as mulheres, mas uma grande força para toda a família e para as diversas comunidades espalhadas por todo o país. De acordo com Dom Gil Antônio Moreira, o número de homens em atividade na reza do Terço nas paróquias pode chegar a 1 milhão e meio em todo o Brasil.

Mas por que o movimento faz tanto sucesso assim? A grande verdade é que essa oração tem transformado a vida de muitos homens, tirado muitos dos vícios, da pornografia, do adultério e das seitas secretas, devolvendo-os à companhia da família e à frequência dos sacramentos da Igreja.

Saiba como montar um grupo do Terço dos Homens em sua paróquia, clicando aqui. 

 

Com informações de A12

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar