4. Visita ao Credeq

14/02/2019

Visita ao Credeq

Arquidiocese de Goiânia realiza visita pastoral ao Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Quími

Visita ao Credeq - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O bispo auxiliar de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes, representando o arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz, fez visita pastoral às dependências do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq), unidade de Aparecida de Goiânia. Na ocasião, ele conheceu os espaços do lugar e as atividades que são praticadas com os 112 internos das alas masculina e feminina.

Na celebração eucarística, Dom Moacir refletiu sobre a liturgia do dia (Mc 7,1-13), enfatizando que, para amar a Deus, é preciso estar em sintonia com ele, procurando seguir seus ensinamentos. “Precisamos cultivar o amor a Deus. Ele chama à existência cada um de nós, essa é a maior prova do seu amor. O pecado, quando introduzido, nos faz sofrer e aqueles ao nosso redor, e não conseguimos descansar, isto é, desfrutar daquilo que fizemos, pois somente o bem nos traz descanso e alegria”, afirmou.

Dom Moacir também disse a cada interno presente ali, bem como aos colaboradores, que o pecado é como um peso que nos impede até mesmo de andar. “Às vezes, parece que estamos empurrando pedras em nossas vidas, mas com Deus tudo muda”. Ele também explicou que os filhos praticam erros durante a vida, mas o Senhor é como uma mãe que jamais vai nos abandonar. Ao fim da missa, o bispo comentou que, no dia anterior (11), a Igreja celebrou Nossa Senhora de Lourdes e o Dia Mundial dos Enfermos, lembrando que todos temos enfermidades, sejam elas físicas ou espirituais. Ele afirmou ainda que a Aparição de Nossa Senhora de Lourdes (1858) é um importante testemunho de que para Deus não há lugares feios, ruins ou sujos que não possam ser transformados. “Nossa Senhora apareceu na gruta de Massabielle, que era um lugar sujo e ali foi transformado; hoje abriga um hospital e um santuário. É a prova de que não há lugar que Deus não transforme e que só ele é capaz de mudar nosso interior e exterior.”

O secretário de capelania e membro da Comunidade Luz da Vida, Delubio Ribeiro Mendes, informou que o objetivo da visita do Dom Moacir é conhecer e participar da vida do Credeq e da recuperação dos internos. “Queremos que a Arquidiocese de Goiânia esteja presente neste importante projeto. É um pedido dos próprios internos de que tenhamos a presença da Igreja, do padre para atender confissões e para celebrar a Santa Missa quando possível”, disse. Dom Moacir deverá celebrar no lugar uma vez ao mês.

Fúlvio Costa