Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Pastoral da Pessoa Idosa

31/01/2019

Pastoral da Pessoa Idosa

Realizada Pré-Conferência sobre os direitos da Pessoa Idosa

Pastoral da Pessoa Idosa - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) participou, no dia 26 de janeiro, de uma Pré-Conferência sobre os direitos da Pessoa Idosa, que aconteceu no Centro Catequético da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Parque das Laranjeiras. O objetivo do evento, segundo irmã Waldeci Maria Jacinta Mota, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Arquidiocese de Goiânia, foi acolher propostas que melhorem a qualidade de vida dos idosos nas áreas da saúde, lazer, cultura, moradia, entre outros. “É um trabalho bastante importante em que vamos somar forças com toda a sociedade. Aqui em nossa região, estamos tentando fazer o levantamento do que é mais importante para a pessoa idosa”, afirmou a religiosa.

 Participaram da Pré-Conferência líderes da Pastoral da Pessoa Idosa, membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e representantes da Escola Naly Deus Dará, unidade de ensino que atende idosos na região do Parque das Laranjeiras, mas que está ameaçada de fechar as portas.

A Pastoral

Fundada em 2004, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) conta com voluntários capacitados que fazem visitas domiciliares, mensais, às pessoas idosas em todos os estados do Brasil. Os voluntários tornaram-se agentes promotores de vínculos e fomentadores do acesso das famílias às redes de proteção e atendimento à pessoa idosa. Atualmente, a PPI acompanha mais de 140 mil pessoas idosas em seus domicílios, por meio dos mais de 19 mil líderes comunitários em todo o Brasil.

 Na Arquidiocese de Goiânia, a Pastoral da Pessoa Idosa está presente em sete paróquias, segundo irmã Waldeci. Ela assumiu a coordenação arquidiocesana há um ano e já implantou a PPI em duas paróquias: Jesus de Nazaré, do Setor Urias Magalhães, e Nossa Senhora de Guadalupe, do Parque das Laranjeiras. Nesta paróquia, será implantado um segundo grupo da pastoral, em breve. A coordenadora disse ainda que a meta para este ano é implantar a PPI em nove paróquias.

Fúlvio Costa