Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Ações que marcaram a Arquidiocese de Goiânia em 2018

11/01/2019

Ações que marcaram a Arquidiocese de Goiânia em 2018

Retrospectiva

Ações que marcaram a Arquidiocese de Goiânia em 2018 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A vida da Igreja Arquidiocesana de Goiânia, no ano que passou, marcada por atividades pastorais, formação, eventos, ordenações diaconais e presbiterais, celebrações jubilares, entre outros.

 

 

 

Pastoral Carcerária

Após rebeliões e mortes acontecerem no Complexo Penitenciário de Aparecida de Goiânia, o então coordenador da Pastoral Carcerária Arquidiocesana, diácono Ramon Curado, denunciou que o presídio é todo improvisado, de modo especial o regime semiaberto, que é o mais precário. “Uma mudança passa pela diminuição da população carcerária”, afirmou. Segundo ele, até acontecer a primeira rebelião, havia, na Colônia Agrícola do Semiaberto, 1200 detentos. Depois, ficaram em 470. Cerca de 200 estavam “amontoados” no Núcleo de Custódia e na Penitenciária Odenir Guimarães (POG).

 

Paróquia São Paulo Apóstolo – 50 anos

Nos dias 25 a 28 de janeiro, a Paróquia São Paulo Apóstolo celebrou seus 50 anos de criação. A festa aconteceu naquela semana e reuniu o povo de Deus no Setor Oeste e parte do Setor Bueno para celebrar o seu Padroeiro, São Paulo Apóstolo. A paróquia foi erigida em 25 de janeiro de 1968, pelo Decreto 2/68, assinado pelo então arcebispo de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos. Desde a sua instalação, em 31 de março de 1968, foi confiada aos padres da Pequena Obra da Divina Providência – Padres Orionitas.

 

Ordenações Diaconais

No dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, na Catedral Metropolitana de Goiânia, nosso arcebispo presidiu Santa Missa de Ordenação Diaconal de cinco seminaristas da nossa arquidiocese. A celebração contou com a presença dos bispos auxiliares Dom Levi Bonatto e Dom Moacir Silva Arantes e também do reitor do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, padre Dilmo Franco, juntamente com os outros formadores e também muitos padres do clero arquidiocesano.

 

Encontro Semanal TV

No dia 24 de fevereiro, a Arquidiocese de Goiânia estreou o programa Encontro Semanal TV. Seu objetivo, assim como o veículo impresso que está em circulação desde maio de 2014, é aproximar a participação com o público católico. O programa vai ao ar todos os sábados, às 8h30 e 17h, e aos domingos, às 17h15, no canal 24.1 HD e 22 da Net, na PUC TV.

Visitas aos Hospitais

Visitas aos hospitais No início da Quaresma de 2018, nosso arcebispo, Dom Washington Cruz, cumpriu uma agenda pré-definida de visitas a hospitais da nossa arquidiocese. Além dos pacientes, as celebrações contaram com a participação de diretores dessas unidades, pacientes, profissionais de saúde, estagiários e funcionários administrativos, que agradeceram a oportunidade de ouvir a Palavra de Deus e receber a Eucaristia em seus locais de tratamento e trabalho.

Ano do Laicato

Aconteceu no dia 17 de fevereiro, o Encontro dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, na Paróquia São José, no Setor Sul. O objeto de estudo da formação foi o Documento 105 da CNBB: Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade – “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14), aprovado em abril de 2016, na 54ª Assembleia Geral, em Aparecida.

Reunião Mensal de Pastoral

Ao longo do ano passado, diversos temas foram estudados na Reunião Mensal de Pastoral: Campanha da Fraternidade 2018; Sacramentos de Cura e de Serviço; A Oração e a Pastoral; Dízimo; Ano Jubilar dos Seminários – Projeto cada comunidade uma nova vocação; Ano Nacional do Laicato e Campanha da Fraternidade 2019.

Exortação Apostólica

O papa Francisco lançou, no mês de abril, sua terceira Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate (Alegrai-vos e Exultai). Tirada do Evangelho de Mateus (5,12), é a nova exortação pontifícia sobre o chamado à santidade no mundo atual.

 

Curso de Cuidador de Idosos

Na noite do dia 27 de abril, aconteceu a formatura da primeira turma do Curso de Cuidador de Idosos, oferecido pelo Abrigo São Vicente de Paulo, no Setor Americano do Brasil. Foram formados 15 novos cuidadores, sendo que cinco deles já estão empregados.

Mestrado em Direito Canônico

Nos dias 28 de abril a 4 de maio, teve início, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), em Goiânia, o Primeiro Módulo do Curso de Mestrado em Direito Canônico. A formação é fruto de um convênio com o Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro, que é conveniado com a Pontifícia Universidade Gregoriana. O curso, com reconhecimento eclesiástico, sem titulação civil, é direcionada a clérigos, religiosos e leigos que tenham concluído o bacharelado em Teologia (curso eclesiástico ou reconhecido pelo MEC). As inscrições para a terceira turma do curso estão abertas.

 

Assembleia Geral da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) concluiu, no dia 20 de abril, sua 56ª Assembleia Geral, que aconteceu durante dez dias, em Aparecida (SP). Nesse ano, o encontro teve como tema central “Diretrizes para a formação dos presbíteros”, além de outros temas prioritários, como o texto sobre novas comunidades, Estatutos da CNBB, Pensando o Brasil: Estado laico, Ano do Laicato, Sínodo da Pan-Amazônia, Sínodo dos Bispos dedicado à juventude em Roma, com escolha dos bispos delegados brasileiros, e indicações para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) que serão renovadas em 2019.

 

Instalado quarto Santuário na Arquidiocese de Goiânia

O dia 11 de maio de 2018 fi cará marcado para sempre na memória do povo de Deus, em Aparecida de Goiânia. Na noite daquele dia, o arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, instalou o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. “Uma razão muito especial nos reúne nesta noite. A elevação desta tão querida igreja de Nossa Senhora Aparecida à categoria de Santuário. Aparecida, a bem da verdade, pode ser considerada uma metrópole ao lado da metrópole capital de Goiás”, destacou ele, em sua homilia.

 

Revista comemorativa: Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora 80 anos

A Catedral Metropolitana de Goiânia lançou, em maio, sua revista histórica por ocasião dos 80 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e 50 anos de Dedicação do templo, celebrados no fim de 2017. Com 110 páginas, a publicação traz também aspectos históricos da fundação da cidade de Goiânia, que tem sua proteção sob o manto de Nossa Senhora Auxiliadora.

 

Marcha em defesa da vida

No dia 17 de maio, aconteceu a 8ª Marcha Goiana da Cidadania em Defesa da Vida. A Marcha começou na Praça Cívica, percorreu a Avenida Araguaia, passando pela Rua 4 e pela Avenida Goiás, até retornar à praça. Segundo dados apresentados pela organização do evento, cerca de 2 mil pessoas participaram da caminhada.

 

Jornal Encontro Semanal: 200 edições a serviço da Igreja de Goiânia

Em 24 de maio de 2018, o Jornal Encontro Semanal celebrou 200 edições publicadas a serviço da Arquidiocese de Goiânia. A proposta do veículo é levar a “Alegria do Evangelho” a todas as comunidades. O Encontro, ainda que esteja fisicamente em uma plataforma em papel, tida por muitos como ultrapassada, continua atual e cumprindo sua missão, pois é base de conteúdo para os demais veículos de comunicação da Igreja de Goiânia.

 

Jornada da Cidadania

Mais uma vez, a Jornada da Cidadania, promovida pela Arquidiocese de Goiânia e PUC Goiás, cumpriu aquilo a que se propõe todos os anos: atender a comunidade e, principalmente, as pessoas mais simples, oferecer serviços gratuitos e mostrar à sociedade que é possível, sim, levar dignidade àqueles que mais precisam. Realizada nos dias 24, 25 e 26 de maio, registrou 800 mil atendimentos

 

Coroinhas e Acólitos

Aconteceu, no dia 3 de junho, o 6º Encontro de Acólitos e Coroinhas da Arquidiocese de Goiânia, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF). O evento, organizado pela Pastoral Vocacional arquidiocesana, contou com a participação de cerca de 800 crianças e jovens.

 

Festa do Divino Pai Eterno

Nos dias 22 de junho a 1º de julho, aconteceu a Romaria do Divino Pai Eterno 2018. Em 2018, a temática abraçou os cristãos leigos e leigas com o tema “Pai Eterno, somos teus filhos”, em sintonia com o Ano Nacional do Laicato, proclamado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e em vivência pela Igreja até o dia 25 de novembro, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Reino do Universo e Dia Nacional dos Cristãos Leigos. Nessa data, também foi encerrado o Ano Nacional do Laicato. Na manhã do dia 1º de julho, encerramento da Festa, o nosso arcebispo Dom Washington Cruz lançou sua 16ª Carta Pastoral, que se chama Creio em Jesus Cristo – Meditação sobre o filho unigênito do Pai. É a segunda de uma trilogia que começou em 2017 com Creio em Deus Pai – Meditação sobre o amor paterno de Deus e que deverá ser concluída em 2019, com a última carta, dedicada ao Divino Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade.

 

Monjas Beneditinas são acolhidas na Arquidiocese

No mês de julho, o arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, presidiu Santa Missa no Mosteiro Mãe de Deus, para receber as monjas beneditinas que vieram transferidas de Diamantina, Minas Gerais. A celebração contou com a presença de diversas irmãs beneditinas de outros mosteiros e monges que vieram de Brasília e Formosa para participar da abertura do Mosteiro, em Goiânia. Padres da arquidiocese, leigos de Goiânia e de outras cidades também estiveram na celebração.

 

Visitas Pastorais

No mês de agosto, o arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz, deu início às visitas pastorais em paróquias da Arquidiocese de Goiânia, com o objetivo de reavivar as energias da nossa Igreja particular para a missão evangelizadora e alimentar a unidade entre bispos, padres e fiéis. Trata-se de uma visita fraterna, em que os bispos dividem atribuições, para melhor conhecer a realidade da paróquia e analisar a adequação e a eficiência das estruturas de que dispõe para o desempenho da sua missão. São momentos de encontro e diálogo, para os quais Dom Washington conta com a colaboração dos bispos auxiliares, Dom Levi Bonatto e Dom Moacir Silva Arantes. As visitas continuam em 2019.

 

Muticom Goiânia

No dia 1º de setembro, aconteceu, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), o Mutirão de Comunicação da Arquidiocese de Goiânia. Durante todo o dia, o evento teve palestras, mesa redonda, plenária, workshops, Santa Missa. Participaram cerca de 280 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom). O Muticom Goiânia foi realizado em preparação ao 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontecerá no mesmo local, nos dias 18 a 21 de julho de 2019.

 

Pastoral Familiar

O VI Congresso da Pastoral Familiar do Regional Centro-Oeste da CNBB foi um momento de graça e aprendizado para os 470 congressistas que participaram do evento nos dias 7 a 9 de setembro, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), em Goiânia. O tema proposto para a edição “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, em sintonia com o Encontro Mundial das Famílias com o papa, que aconteceu em agosto, foi amplamente discutido. Diversas atividades integraram o evento, como palestras, mensagens, reflexões, Santa Missa, estudos. O ano de 2018 foi o Ano da Família no Regional Centro-Oeste.

 

Jubileu dos Seminários

Na noite do dia 14 de setembro, os diáconos Adnilson Pedro Gomes, Pedro Mendonça Curado Fleury e Rodrigo Lacerda Correa foram ordenados sacerdotes para o serviço da Igreja. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Auxiliadora. Concelebraram os bispos auxiliares, Dom Levi Bonatto e Dom Moacir Silva Arantes, e o bispo diocesano de Rubiataba/Mozarlândia (GO), Dom Adair José Guimarães. A ordenação presbiteral selou o Jubileu dos Seminários na Arquidiocese de Goiânia, que começou no dia 15 de setembro de 2017 e foi concluído na mesma data, em 2018. O período foi um tempo de graça, proclamado pelo nosso arcebispo e acatado pelo papa Francisco por meio da Penitenciaria Apostólica, em que a Arquidiocese viveu, intensamente, rezando pelas vocações sacerdotais e motivando os jovens a darem sua resposta a Deus.

 

15ª Romaria a Aparecida

Em 2018, a 15ª Romaria Arquidiocesana ao Santuário Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), foi realizada nos dias 19 a 24 de setembro. A peregrinação reuniu mais de mil romeiros das diversas paróquias. O ponto alto da peregrinação foi a missa presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, no dia 22, em que ele rogou à Mãe Aparecida para que nós, como cristãos devotos, possamos conservar a boa semente lançada em nossas vidas.

 

Canonizações

O papa Paulo VI e Dom Oscar Romero foram inseridos no álbum dos santos no dia 14 de outubro, na Praça São Pedro, no Vaticano. A cerimônia foi presidida pelo papa Francisco. Além deles, mais cinco beatos foram canonizados. O nosso arcebispo, Dom Washington Cruz, que conheceu pessoalmente São Paulo VI, participou da cerimônia.

 

Sínodo dos Bispos

No dia 28 de outubro, foi concluída a XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que teve como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. O evento começou no dia 3 de outubro e contou com a participação de 266 Padres Sinodais, na Sala Paulo VI, no Vaticano. O Brasil participou do Sínodo com quatro membros.

 

Jornada da Comunicação

A Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Centro-Oeste da CNBB promoveu, nos dias 19 a 21 de outubro, a Jornada da Comunicação Regional. Integrou a programação do evento o Mutirão de Comunicação daquela diocese, preparatório ao 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), promovido pela CNBB de dois em dois anos. A Jornada Regional contou com a participação de 56 pessoas, entre leigos, padres e religiosos, representando as arquidioceses e dioceses.

 

Santa Casa de Misericórdia celebra 82 anos de fundação

Com a missão de “Ser sujeito de transformação, de participação e de promoção social pela prestação de serviços em saúde”, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (SCMG) celebrou no dia 1º de novembro, Festa de Todos os Santos, 82 anos de fundação. A festa foi celebrada com a Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto.

 

1º Encontro Arquidiocesano de Corais

Unir, trocar experiências, apresentar música de qualidade, promover a música litúrgica. Essas foram as fi nalidades do 1º Encontro de Corais da Arquidiocese de Goiânia, que aconteceu no dia 24 de novembro, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), das 8h às 12h. Aberto a todos os públicos, o evento foi realizado pelo Setor de Canto Litúrgico da Arquidiocese com o objetivo de reunir, sobretudo, cantores e instrumentistas. O encontro reuniu 14 corais e grupos de canto. Juntos, eles apresentaram rico repertório com 38 músicas litúrgicas.

 

Regional Centro-Oeste tem nova presidência

Nos dias 13 a 16 de novembro, os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) se reuniram em Conselho Episcopal Regional (Conser). Durante o evento, aconteceu a eleição da presidência do regional que é formada pelo bispo de Luziânia, Dom Waldemar Passini Dalbello (presidente); Dom Adair José Guimarães, bispo de Rubiataba/Mozarlândia (vice-presidente); Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia (secretário).

 

II Dia Mundial dos Pobres 

O dia 18 de novembro ficou marcado por solidariedade, alegria e muito amor, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Setor Central, em Goiânia. Durante a programação, as pessoas em situação de rua foram recebidas pelos cristãos ao som de músicas, palmas e sorrisos. No final do dia, um jantar especial foi servido a elas, com direito a sobremesa. O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo papa Francisco, em 2017. O tema escolhido em 2018 foi: “Este pobre grita e o Senhor o escuta” (Sl 34,7).

 

CEBs tem nova coordenação

Durante a Assembleia Arquidiocesana das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que aconteceu no dia 25 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Setor Norte Ferroviário, em Goiânia, ocorreu a eleição da nova coordenação das CEBs para o período de dois anos. Essa nova coordenação foi formada com oito representantes do laicato, uma religiosa e também foram indicados nomes de sacerdotes para a escolha e definição posterior de um deles, que será o sacerdote referencial. Nomes dos escolhidos: Maria do Socorro Macário Carlos, Celdi Rodrigues dos Santos, Teresinha Lima Silva, Conceição Maria Quirino, Roberto Pereira de Santana, Manoel Pereira, Cesar Luis Silva Cavalcante, Thiago Rodrigues de Anchieta Silva e Ir. Maria Auxiliadora Pereira. Esteve presente, durante a Assembleia, Dom Moacir Silva Arantes, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, coordenador arquidiocesano de Pastoral e, provisoriamente, bispo referencial para a CEBs no Regional Centro-Oeste da CNBB.

 

Ano Devocional ao Pe. Pelágio

A Arquidiocese de Goiânia, juntamente com os Missionários Redentoristas da Província de Goiás, abriu o Ano Devocional ao venerável padre Pelágio Sauter, que se estenderá de 23 de novembro de 2018 a 23 de novembro de 2019. Será um ano especial de oração para pedir a beatificação do padre Pelágio Sauter, da Congregação do Santíssimo Redentor, cujas virtudes heroicas já foram declaradas pelo papa Francisco, tornando-o venerável no dia 7 de novembro de 2015.

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar