Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

17/12/2018

Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

Texto das novas DGAE 2019/2023 buscará traduzir “sentimento” da Igreja no Brasil

Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

 

A Comissão Especial sobre a atualização das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019/2023 se reuniu nos dias 13 a 14 de dezembro, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a missão de avançar na redação final do “Texto Mártir” a ser enviado ainda em dezembro deste ano ao episcopado brasileiro, a pessoas interessadas, aos organismos e pastorais da Igreja no Brasil.

 

O chamado “Texto Mártir” será objeto de estudos e acréscimos até a próxima da reunião da Comissão marcada para fevereiro de 2019, ocasião na qual produzirá uma versão final do texto que será levado à 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que acontece em Aparecida (SP), de 1º a 10 de maio de 2019.

 

O arcebispo de São Luiz (MA) e presidente do Regional Nordeste 5, Dom José Belisário da Silva, coordenador dos trabalhos desta comissão, lembra que a atuação da Igreja no mundo urbano, conforme já amadurecido pelos bispos do Brasil, será o foco do documento.  “O texto reforça que vivemos uma cultura urbana, com predominância no país das grandes cidades”, acentua.

Comissão especial de sistematização das DGAE 2019/2023. Foto: Assessoria de Imprensa CNBB/Daniel Flores

 

Estrutura do Documento 

A versão inicial do texto está estruturada em 4 partes. A primeira, que inclui uma introdução e o 1º capítulo, busca apontar para qual direção a Igreja no Brasil quer caminhar nos próximos quatro anos. “Fundamentalmente, a nossa pergunta é: como que a nossa Igreja no Brasil agora se coloca diante deste novo momento da realidade brasileira?”, questiona Dom Belisário. Nesta parte, inspirado no livro do Apocalipse, o texto afirma que “Deus mora na cidade”.

 

O 2º capítulo será composto pelo o olhar que a Igreja faz sobre a cidade, destacado quais são os pontos determinantes na vida urbana. Na sequência, o 3º capitulo, propõe a reflexão e o julgar a partir do magistério da Igreja. O 4º, e último capítulo, constitui-se de indicadores que apontam sobre qual que maneira a Igreja no Brasil pode estar presente da melhor maneira possível neste novo mundo urbano.

 

A atualização do texto das DGAE 2019/2023 teve início ainda na 56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil de 2018 quando os bispos apontaram as primeiras sugestões ao texto. A atualização das diretrizes também foi tema de discussão em duas reuniões do Conselho Permanente da CNBB em 2018, em junho e novembro. A comissão, especialmente montada para esta tarefa, se reuniu dia 14 de agosto deste ano para avançar no texto. Esta é a segunda reunião da equipe. “A comissão foi escolhida um pouco tardiamente, mas mesmo assim nosso trabalho está indo muito bem”, concluiu dom Belisário.

 

Por CNBB

 

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar