Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Tempo do Advento

12/12/2018

Tempo do Advento

Espera do Senhor que veio e que virá

Tempo do Advento - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

 

O Natal se aproxima: permanecei em oração e vigilância

Começou o Tempo do Advento, no primeiro domingo de dezembro (2), e com ele um novo Ciclo Litúrgico, em que as nossas comunidades serão guiadas e iluminadas pelo Evangelho de São Lucas (Ano C). É a preparação de todos os cristãos para o Natal do Senhor, que veio uma primeira vez e que virá novamente. Essa esperança é que move os corações para viver intensamente esse tempo de piedosa e alegre expectativa. O papa Francisco, no dia 28 de novembro, na tradicional Audiência Pública, pediu a todas as comunidades católicas para “se prepararem e disporem os seus corações para o acolhimento a Jesus Salvador”. Ele recordou que “o Natal é o encontro de Cristo com a humanidade, sobretudo com aquela que ainda hoje vive à margem da sociedade, na necessidade, no sofrimento, e no meio de tantas guerras”.

Entrevistamos o coordenador de liturgia da Arquidiocese de Goiânia, padre João Batista de Lima, que também é administrador paroquial da Paróquia Santa Cruz, em Aparecida de Goiânia. Ele destacou o que é o Tempo do Advento, o sentido dos domingos deste Tempo, a proposta da Igreja para a vivência do Advento e pontos importantes da liturgia em preparação ao Natal do Senhor.

 Qual a proposta da Igreja para a vivência deste Tempo?
O Tempo do Advento nos ajuda, especialmente, a preparar o nosso coração. Para a Igreja, é um tempo de feliz expectativa, preparação e vigilância, porque Jesus veio a primeira vez, mas o Senhor também virá uma segunda, para julgar os vivos e os mortos. Essa feliz expectativa nos deixa sempre em estado de vigilância e prontidão, para aguardar o Senhor que vem.

Além de preparar para as celebrações do nascimento de Jesus, o Advento é também uma preparação para a segunda vinda?
Sim. O Advento é um tempo de expectativa. Jesus veio e nós vamos celebrar a sua encarnação, o Natal do Senhor. Mas este Tempo também nos prepara para a segunda vinda de Cristo. Por isso, nas duas primeiras semanas, a Liturgia aponta para a vinda de Cristo, que vem no fi m dos tempos para julgar o mundo. Nas outras duas semanas, é ressaltada a preparação próxima que nos apresenta a vinda de Cristo pela primeira vez. Assim como ele veio pela primeira vez, nós aguardamos a segunda vinda, portanto, o cristão, cada um de nós, estamos sempre nessa expectativa do retorno do Senho

Pe. João Batista de LimaPadre, o senhor poderia explicar o que é o Tempo do Advento e por que o Ano Litúrgico começa no primeiro Domingo do Advento?
O Tempo do Advento é um período de preparação para as festas natalinas e as Solenidades do Natal. Tem o objetivo de nos preparar para bem celebrar a encarnação de Jesus Cristo, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós. Então, os quatro Domingos que antecedem o Natal têm como tônica um tempo de esperança e, ao mesmo tempo, nos ajudam a entrar nessa preparação interior de modo que o nosso coração também vai ser preparado para acolhermos o Redentor. A Igreja começa no Advento um novo Ano Litúrgico de modo a expressar, especialmente, que o tempo e a história pertencem a Deus, que o tempo de Deus também é diferente do tempo dos homens. Assim, o calendário civil só termina no dia 31 de dezembro, mas nós iniciamos um novo Ano Litúrgico, celebrando os mesmos mistérios da nossa salvação que, a cada ano, nos ajudam a fazer um caminho espiritual.

Qual o sentido dos Domingos do Advento?
Neste Tempo nós temos quatro domingos, que são as quatro semanas do Advento. Nas duas primeiras, a Liturgia vai nos ajudar a fazer essa preparação para a vinda remota de Jesus Cristo, isto é, a sua segunda vinda. A Liturgia da Palavra vai descrever a segunda vinda de Cristo. Depois, nas outras duas semanas, nós entraremos n

a preparação próxima do Natal. A Liturgia vai nos preparar para celebrar o mistério da encarnação por meio de personagens como João Batista, a Virgem Maria, o Anjo Gabriel. O Terceiro Domingo é marcado pelo Domingo da Alegria, que vai nos predispor a estarmos próximos do Natal. A cor, que nas duas semanas anteriores era roxa, no Terceiro Domingo torna-se rósea, para indicar que aquilo que nós estamos preparando para celebrar, o Nascimento de Jesus, está próximo. É chamado de Domingo Gaudete, Domingo da Alegria.

Como as novenas nos preparam para o Natal do Senhor?
As novenas são justamente para nos ajudar a entrar nesse espírito de Salvação. O ciclo das quatro semanas que antecedem o Natal nos ajuda a entrar nesse processo de revisão interior, de olhar o coração para preparar para que de fato a celebração do Natal aconteça, primeiramente, de forma individual no coração de cada pessoa e, depois, de forma coletiva nas grandes celebrações. O coração preparado e acolhedor celebra bem. As novenas visam justamente a isso. De casa em casa, convidando para essa preparação interior. A novena deveria começar a partir do dia 16 de dezembro para terminar nas vésperas do Natal, mas às vezes, os grupos antecedem, porque rezam uma vez por semana. 

Qual o símbolo do Advento?
 A Coroa do Advento, composta por quatro velas que são acesas a cada Domingo. À medida que a Coroa vai sendo iluminada, nós vamos fazendo um caminho. Ela vai sendo iluminada, enquanto vamos percorrendo o caminho. Chegando ao quarto Domingo, a Coroa vai estar toda iluminada, isso quer dizer que estamos chegando ao ápice, que é a celebração do Natal. A Coroa com velas nos dá a dimensão da beleza natalina. O Natal é a Luz, ou seja, Jesus é a Luz que veio habitar em nossos corações e em nossas vidas. 

Só é possível viver bem o Natal do Senhor nos preparando no Advento?
O Tempo do Advento é diferente do Tempo da Quaresma. Enquanto neste vivemos a penitência, no Advento fazemos uma revisão interior, nos preparando, sobretudo, por meio da confissão. O Advento é a segunda festa mais importante da liturgia cristã. Quando a gente vive bem esse Tempo, ingressamos na dinâmica das leituras e em um processo de preparação interior. Dessa forma, o Natal, a culminância daquilo a que o Advento nos leva, vai ser realmente bem celebrado. Por outro lado, se não celebramos bem o Advento, o nosso Natal não será bem celebrado, porque a proposta de um leva à preparação do outro, provocando uma revisão interior, arrumando a casa do nosso coração, para que Jesus possa nascer de novo.

 O que é mais importante na Liturgia do Advento?
A escuta da Palavra que nos direciona. Devemos escutar a Palavra e nos deixarmos ser moldados por ela, de modo que a ouvindo possamos entrar no espírito daquilo que nós vamos celebrar, o Natal do Senhor, quando juntos cantaremos em uma só voz com os anjos: “Glória a Deus nos Altos Céus, e Paz na Terra aos homens de boa vontade”.

No Advento e na Quaresma o roxo é a cor litúrgica predominante. Mas na Quaresma essa cor se refere à penitência.
Qual o significado do roxo no Advento?

No Advento, o roxo não tem caráter penitencial, mas de expectativa da chegada do Senhor, do nascimento de Jesus. Neste Tempo, não rezamos e nem cantamos o Glória. Não se tocam instrumentos com alegria. Nós guardamos a alegria e ficamos na expectativa da chegada. Essa interiorização que vivemos durante o Advento é traduzida também pela cor roxa. Estamos em vigilância permanente. 

Espiritualidade e Figuras Bíblicas

Não é possível falar deste Tempo sem comentar a importância de duas figuras bíblicas de destaque na celebração do Advento. Segundo a tradição cristã, Maria foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador, e João Batista foi vocacionado a ser o precursor do Messias. Ela é o modelo do coração que acolhe a Palavra e gera o filho de Deus, enquanto o primo de Jesus é um exemplo de espera nas promessas de Deus, homem que anuncia e prepara a chegada da salvação. Em Maria e João Batista manifestam-se a realização da esperança e o anúncio da plenitude dos tempos, espiritualidade própria do Advento que nos coloca em duas atitudes básicas: a de preparação para receber o Cristo; a de oração e vivência da conversão e da ascese (penitência).

 

Fúlvio Costa

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar