4. Novena de Natal 2018: como preparar o encontro

31/10/2018

Novena de Natal 2018: como preparar o encontro

Encontro com os animadores da Novena de Natal

Novena de Natal 2018: como preparar o encontro - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

“O papel do canto é fundamental em todos os povos e culturas, mas na nossa novena particularmente, pois esse é o tempo de preparar o coração para celebrar e acolher Jesus”

A frase acima é do padre Antônio Donizeth do Nascimento, que presidiu o encontro de preparação dos Animadores da Novena de Natal, neste último sábado, 27, no Centro Pastoral Dom Fernando. O encontro é promovido para orientar os animadores a uma melhor preparação da Novena de Natal, pois, por meio da Novena, o Evangelho entra nos lares, trazendo mudanças e esperança de uma vida com Cristo.

Pelo livreto Novena de Natal, que tem como tema “Preparar o Natal do Senhor em Família”, padre Antônio explicou o processo de preparação da Novena. O livreto segue um roteiro de oração e uma tradição da liturgia com as “Antífonas do Ó”, canto usado pela Igreja a partir do século VI.

Padre Antônio deu dicas de como criar um ambiente de oração, onde Deus nos encontra. “Quando proclamamos o texto bíblico, Deus nos encontra em um ambiente de escuta e prontos para acolher Sua Palavra. Se não houver escuta e acolhida da Palavra, haverá somente festa, sem a experiência de Deus, que é de alegria, fraternidade e comunhão entre nós”, afirmou.

Dicas Práticas

• São nove encontros para rezar a Novena. O ideal é que uma pessoa de cada família preveja, com antecedência, o ambiente em que irá acontecer o encontro.
  • Os cantos são elementos importantes e o livreto contém sugestões que podem ser seguidas.
  • Na Novena, o importante é a concentração nas orações e na meditação do texto bíblico. Assim, famílias e comunidades se preparam para o dia de Natal.
  • O ambiente deve ser preparado com elementos simples, que ajudam a rezar. Os símbolos devem ser escolhidos antecipadamente e colocados em locais de destaque.
  •  A antífona é a mensagem central para cada dia e pode ser apresentada no início e de forma criativa.
  • A proclamação do texto bíblico é o centro da Novena. Por isso, quem for proclamá-lo deve se preparar antecipadamente para fazer uma boa leitura e ser compreendido pelos presentes.
  • O gesto concreto deve ser combinado e organizado pelo grupo da Novena desde o primeiro dia.

Vera Filstein (Estudante de Jornalismo/PUC Goiás)