4. Ano Nacional do Laicato é tema da Reunião Mensal de Outubro

18/10/2018

Ano Nacional do Laicato é tema da Reunião Mensal de Outubro

“Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”

Ano Nacional do Laicato é tema da Reunião Mensal de Outubro - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O Ano Nacional do Laicato, que será encerrado no próximo dia 25 de novembro, Festa de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo e Dia Nacional do Leigo, foi abordado na Reunião Mensal de Pastoral que aconteceu no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), no dia 13 de outubro. O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, foi quem apresentou o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”.

Com a competência de quem já foi coordenador do Conselho de Leigos do Regional Centro- Oeste e do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), ele disse que as categorias Identidade, vocação e missão são recorrentes em toda análise e abordagem sobre o laicato. Usou o Documento 105 da CNBB, Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14) para desenvolver a palestra.

Conforme explanou, os objetivos gerais do Ano do Laicato são celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; testemunhar Jesus Cristo e o seu Reino na sociedade. Ele ainda apresentou diversos materiais sobre o laicato, inclusive do magistério da Igreja.

Na segunda parte da Reunião Mensal, o bispo auxiliar e coordenador arquidiocesano de pastoral, Dom Moacir Silva Arantes, comentou que Deus nos chamou para si em vista do seu projeto para o mundo. Em seguida, o bispo apresentou três leigos que deram seus testemunhos de vida. São eles: Eri de Freitas Machado, Maria Vandete Dias da Silva e o casal Elenisa Maria Gomes de Oliveira e João Luiz Neto. Dom Moacir encerrou dizendo esse foi um momento para ser guardado e ressaltou que Deus fala através de nós, por meio da compreensão, das obras de fé e de amor.