4. Encontro Arquidiocesano para Ministros da Palavra e Catequistas

10/10/2018

Encontro Arquidiocesano para Ministros da Palavra e Catequistas

Celebração da Palavra e Iniciação Cristã

Encontro Arquidiocesano para Ministros da Palavra e Catequistas - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na manhã do dia 6 de outubro, aconteceu, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), o Encontro Arquidiocesano para ministros da Palavra e catequistas. “Celebração da Palavra e Iniciação Cristã” foi o tema da formação ministrada pelo padre André Victor Secundino, coordenador arquidiocesano de Catequese e Iniciação Cristã. A respeito do processo de evangelização, padre André explicou que a Igreja embora contendo em si, permanentemente, a plenitude dos meios de salvação, opera sempre de modo gradual.

A dinâmica do processo evangelizador, de acordo com o Decreto Conciliar Ad Gentes, consiste em testemunho cristão, diálogo e presença da caridade, o anúncio do Evangelho e o chamado à conversão, aprofundamento da fé e iniciação à vida cristã, formação de uma comunidade cristã por meio dos sacramentos e dos ministérios e missão. Esse é o dinamismo da implantação e da edificação da Igreja. “É necessário conceber a evangelização como o processo através do qual a Igreja, movida pelo Espírito, anuncia e difunde o Evangelho em todo o mundo”, disse o padre. Aprofundando no tema, o coordenador explicou o passo a passo desse processo evangelizador, por meio da caridade, do testemunho, do primeiro anúncio, da catequese, dos sacramentos de iniciação cristã, da comunhão e da missão.

O processo evangelizador, por sua vez, é constituído por etapas. “Ação missionária para os não fiéis e para aqueles que vivem na indiferença religiosa; ação catequética e de iniciação para aqueles que optam pelo Evangelho e para aqueles que necessitam completar ou reestruturar a sua iniciação; ação pastoral para os cristãos fiéis mais maduros, no seio da comunidade cristã. O padre explicou também as funções do Ministério da Palavra, que é a convocação do chamado à fé, iniciação, educação permanente da fé, litúrgica e teológica.

Processo Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã

• Infantil – de 4 a 7 anos: Catequese “Bom Pastor”
  • Crianças – 7 a 11 anos: três meses de evangelização e 24 meses de catequese
  •  Adolescentes –11 e 15 anos: três meses de evangelização e 24 meses de catequese
  • Jovens – 15 e 18 anos: três meses de evangelização e 24 meses de catequese
  • Adultos, após os 18 anos: três meses de evangelização e 24 meses de catequese.

Em todos esses processos, o tempo de evangelização é o mesmo, o que muda é a linguagem.