4. Visita de superiores ao Mestrado em Direito Canônico

25/09/2018

Visita de superiores ao Mestrado em Direito Canônico

lunos do Mestrado em Direito Canônico recebem visita de superiores do Pontifício Instituto de Direito Canônico do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Gregoriana

Visita de superiores ao Mestrado em Direito Canônico - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na sexta-feira, dia 21, a Extensão Goiânia do Curso de Mestrado de Direito Canônico recebeu a visita do diretor do Pontifício Instituto de Direito Canônico do Rio de Janeiro, Mons.  José Gomes, e do delegado da Pontifícia Universidade Gregoriana para assuntos relacionados aos Cursos de Mestrado em Direito Canônico, padre Damián G. Astigueta, SJ.

Ambos foram recebidos pelo arcebispo Dom Washington Cruz e fizeram uma visita a todas as instalações do Centro de Pastoral Dom Fernando, onde funciona o mestrado. Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia e presidente da Associação Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, acompanhou os padres durante a visita e também participou da conversa com os alunos.

Os padres tiveram um momento de partilhar com os alunos, ouviram as expectativas de cada um e falaram a eles. “Nós não tínhamos intenção de abrir outras extensões do curso de mestrado, o Instituto estava pensando em formar mais professores. Então, o contato para abrir a Extensão Goiânia foi para nós uma grata surpresa, ainda mais por ser um desejo que nasceu do coração dos bispos do regional”, informou Mons. José Gomes. O padre Damián Astigueta explicou o motivo de sua visita: “Eu vim aqui para conhecer vocês, não para fiscalizar. Eu quero ouvir o que vocês esperam do curso”.

A notária da Câmara Eclesiástica da Diocese de Uruaçu, Patrícia Rodrigues, foi a primeira a comentar sobre suas expectativas para o mestrado. “Espero conhecer mais sobre as leis da Igreja. Como advogada, percebo muita diferença entre o Direito Civil e o Direito Canônico. ”

O recém-ordenado, padre Pedro Mendonça Curado Fleury, da Arquidiocese de Goiânia, também falou: “Sou graduado em Direito. Esse curso é importante para os padres, pois sempre que queriam estudar algo que ajudasse na vida pastoral tinham que ir para fora. Espero concluir o mestrado para servir à Arquidiocese de Goiânia, seja no Tribunal Eclesiástico, ou na vida acadêmica dos seminários.

A funcionária do Tribunal Eclesiástico de Goiânia, Valéria Ramos, deu seu testemunho. “É muito triste ver minha mesa cheia de processos e não saber quando vamos resolver todos os casos existentes. Minha expectativa é aprender para servir”.

Mons. José Gomes chamou a atenção dos alunos sobre a construção do trabalho de conclusão do curso. “A dissertação de vocês não deve ser escrita no final do curso, mas deve ser iniciada já no primeiro ano”, enfatizou.

No final da visita, o Diretor do Instituto falou ainda da importância dos alunos estarem ali de corpo e alma, para que haja de fato uma semana proveitosa de estudos. “A condição para que exista esse modelo de uma semana é de que todos os alunos estejam aqui sem se preocupar com a vida pastoral”.

Marcos Paulo
Estudante de Jornalismo/PUC Goiás