4. Jubileu dos Seminários encerra com ordenação de três padres

20/09/2018

Jubileu dos Seminários encerra com ordenação de três padres

O período foi um tempo de graça, proclamado pelo nosso arcebispo e acatado pelo papa Francisco, por meio da Penitenciaria Apostólica

Jubileu dos Seminários encerra com ordenação de três padres - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na noite do dia 14 de setembro, os diáconos Adnilson Pedro Gomes, Pedro Mendonça Curado Fleury e Rodrigo Lacerda Correa foram ordenados sacerdotes para o serviço da Igreja. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Auxiliadora. Concelebraram os bispos auxiliares, Dom Levi Bonatto e Dom Moacir Silva Arantes, e o bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia (GO), Dom Adair José Guimarães.

A ordenação presbiteral selou o Jubileu dos Seminários na Arquidiocese de Goiânia, que começou no dia 15 de setembro do ano passado e foi concluído na mesma data, neste ano. O período foi um tempo de graça, proclamado pelo nosso arcebispo e acatado pelo papa Francisco por meio da Penitenciaria Apostólica, em que a Arquidiocese viveu, intensamente, rezando pelas vocações sacerdotais e motivando os jovens a darem sua resposta a Deus. O arcebispo quis ainda que este Ano Jubilar fosse totalmente voltado para a dimensão vocacional.

Lembrando que, naquele dia, a Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz, Dom Washington disse aos ordinandos que a mensagem da cruz lhes é confiada para que possam oferecer esperança ao mundo. Ele também pediu humildade aos novos sacerdotes. “Não sejam anunciadores de si mesmos, mas Dele. Não ofereçam ao mundo sua própria sabedoria, mas, por seu ministério presbiteral, atuem como instrumentos da sabedoria, do amor e dos méritos redentores de Jesus crucificado”. E completou: “sejamos sempre humildes, como o foi Cristo na Cruz”.

A Catedral Metropolitana de Goiânia estava lotada de fiéis, amigos, familiares e do clero arquidiocesano e religioso, para agradecer a Deus, em unidade, pela ordenação dos novos presbíteros. “Seu ministério sacerdotal será santo e fecundo, na medida em que, proclamando a cruz de Cristo, se esforcem por viver sempre com generosidade o amor gratuito de quem se ofereceu a si mesmo por nós no alta da cruz”, continuou sua reflexão Dom Washington.

Missa no Seminário Santa Cruz

No dia seguinte (15), encerramento do Ano Jubilar e Memória de Nossa Senhora das Dores, Dom Washington Cruz presidiu missa no Seminário Santa Cruz, com os bispos auxiliares, seminaristas e seus amigos e familiares. Citando o papa Francisco, o arcebispo convidou os sacerdotes a seguirem o exemplo da Virgem Maria, que é nossa Mãe que tanto nos ama. “Quando o sacerdote esquece sua Mãe, algo lhes falta”, ressaltou.

Dom Washington também mencionou qual deve ser o lugar dos sacerdotes e o espaço dos leigos no serviço da Igreja, citando a tese de Klaus Hemmerle, falecido bispo de Aachen, na Alemanha, que indica dez pontos fundamentais que ajudam neste sentido: (1º) É mais importante, como padre, a forma de lidar com as situações, do que aquilo que faço como padre; (2º) É mais importante o que Cristo faz em mim, do que aquilo que eu próprio faço; (3º) É mais importante viver a unidade no presbitério, do que me entregar sozinho a uma tarefa; (4º) É mais importante o serviço da oração e da palavra, que o serviço das mesas, o cuidado da administração e da manutenção da casa e das coisas; (5º) É mais importante acompanhar espiritualmente os colaboradores, do que fazer por si só todo o trabalho possível; (6º) É mais importante estar sem reservas em algumas atividades, do que estar com pressa em todas; (7º) É mais importante atuar em unidade, do que atuar na perfeição, mas isoladamente. Portanto, é mais importante a colaboração, do que o trabalho; a comunhão espira a ação; (8º) É mais importante porque mais fecunda a cruz, do que a eficácia; (9º) É mais importante à abertura à totalidade, à comunidade, à Diocese, à Igreja universal, do que o interesse particular por muito importante que seja; (10º) É mais importante dar a todos testemunho de fé, do que satisfazer todos os compromissos habituais.

Em um momento de descontração, Dom Washington compartilhou um aprendizado os padres sobre a homilia. “Uma homilia deve ter o início cativante e um fim substancioso, e depois faça de tal maneira que o início e o fim estejam o mais próximo possível um do outro”, explicou. Por fim, o pastor da Igreja de Goiânia agradeceu a todos os que se esforçaram para o êxito do Ano Jubilar. Após a missa, foi oferecido um almoço para os que estavam presentes.

Indulgências Plenárias

Durante o Jubileu dos Seminários, foi concedida pela Santa Sé, Bênção papal juntamente com a Indulgência Plenária, nas condições habituais: concessão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Santo Padre. A concessão foi dada a Dom Washington Cruz, para a promoção das vocações em Goiânia, uma vez em cada capela dos três seminários, em dia escolhido em favor dos fiéis, após ter presidido a celebração do Sacrifício divino; e aos reitores, diretores, professores, estudantes e demais fiéis presentes, que tenham participado da celebração sinceramente arrependidos e movidos pela caridade.

Clique aqui e confira Cobertura Fotográfica

Fúlvio Costa