4. Reunião Mensal de Setembro

11/09/2018

Reunião Mensal de Setembro

Jubileu dos Seminários e o Projeto “Muitas Vocações, uma só Igreja” são os temas da Reunião Mensal

Reunião Mensal de Setembro - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Reunião Mensal de Pastoral do mês de setembro aconteceu no Seminário Santa Cruz, no dia 8, data em que se comemora a Festa da Natividade de Nossa Senhora. Durante a oração das Laudes, o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, explicou que, dentro do Calendário Litúrgico, a Igreja só celebra a natividade de três pessoas: Jesus, João Batista e Nossa Senhora.

Os temas tratados nessa reunião foram o Jubileu dos Seminários, apresentado pelo reitor dos seminários, padre Dilmo Franco de Campos, e o Projeto “Muitas Vocações, uma só Igreja”, explicado pelo diácono Rodrigo Lacerda Correa, responsável pela Pastoral Vocacional.

Padre Dilmo mostrou como foram realizados os eventos para marcar esse ano Jubilar, concedido pelo papa Francisco. “A inspiração foi de Dom Washington que, depois de ter rezado o Terço Vocacional e ter celebrado a Eucaristia na capela do Seminário Santa Cruz, disse: ‘que tal um ano Jubilar dos Seminários?’. Logo, foi preparado e enviado o pedido ao Vaticano e, em poucos dias, recebemos a aprovação da Penitenciária do Vaticano”, explicou.

O reitor citou vários acontecimentos que marcaram esse ano como: a Romaria dos Seminaristas do Ano Propedêutico e do Seminário Maior a Aparecida, com toda a Arquidiocese; o Lançamento do CD com músicas vocacionais cantadas pelo Coral do Seminário São João Maria Vianney; a Cantata de Natal e a participação do povo de Deus nas manhãs de Emaús que, por ocasião desse ano Jubilar, foi encerrada sempre com a Santa Missa. Durante esse ano, também aconteceram várias celebrações internas nos seminários, como a peregrinação de um seminário para outro, a dedicação e consagração dos altares dos três seminários e a bênção do Seminário Menor São João Paulo II.

Ao falar sobre a Oração do Ano Jubilar, escrita por Dom Washington, o padre afirmou que a palavra “guinada” é especial, pois foi usada para dar ânimo e perseverança aos seminaristas, para que eles possam dar o seu sim a Deus.

O Ano Jubilar dos Seminários começou no dia 15 de setembro de 2017, Memória de Nossa Senhora das Dores, com a celebração de Dedicação do Altar da Capela do Seminário Santa Cruz, e encerrou-se no dia 14 de setembro de 2018, na Festa da Exaltação da Santa Cruz, com missa presidida por Dom Washington Cruz, na qual ordenou três novos padres para a Igreja de Goiânia.

O projeto “Muitas Vocações, uma só Igreja” teve início no dia 2 de fevereiro, em Santa Catarina, e começou abrangendo 51 dioceses da Igreja no Brasil. Muitas dioceses do país têm adotado esse projeto para fomentar uma cultura vocacional. “A Arquidiocese de Goiânia, inspirada nesse mesmo projeto de promover uma cultura vocacional, lançará, no dia 8 de dezembro de 2018, o Muitas Vocações, uma só Igreja”, destacou o diácono Rodrigo.

O coordenador comentou sobre o objetivo geral desse projeto: “suscitar uma cultura vocacional para despertar as mais variadas vocações na Igreja de Goiânia”. Explicou, também, os quatro objetivos específicos do projeto: rezar pelas vocações em todos os espaços e momentos da vida eclesial; provocar reflexão sobre as vocações de especial consagração; dar sustentação espiritual aos que responderam ao chamado de Deus; comunicar em todos os meios: testemunhos, músicas e filmes vocacionais; viver a experiência da unidade eclesial.

A próxima reunião mensal de Pastoral acontecerá no dia 13 de outubro, às 8h30, no Centro Pastoral Dom Fernando.

Confira aqui a Cobertura Fotográfica

Marcos Paulo