4. Diocese de Uruaçu realiza Muticom

10/09/2018

Diocese de Uruaçu realiza Muticom

Muticom propõe articulação em rede de comunicação

Diocese de Uruaçu realiza Muticom - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Com o objetivo de pensar uma comunicação em rede entre paróquias e diocese e preparar os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) para o 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontecerá em Goiânia, em julho do próximo ano, aconteceu, no dia 2 de setembro, em Uruaçu, o Mutirão Diocesano de Comunicação (Muticom).

“O agir cristão nas plataformas digitais passa necessariamente pelo testemunho”, pontuou, em sua fala, o coordenador da Pascom no Regional Centro-Oeste da CNBB, irmão Diego Joaquim, na palestra de abertura do evento. Segundo ele, criar um perfil em rede e dar outro testemunho no dia a dia, é negar a própria fé e os princípios do Evangelho. “Precisamos ser autênticos, estar em sintonia com a nossa fé e ser católico tanto na vida cotidiana, como no mundo virtual”, afirmou.

O evento contou ainda com duas oficinas: “O poder e a eficácia da escrita na comunicação”, conduzida pelo jornalista e assessor de comunicação da Diocese, Fúlvio Costa, que apresentou a importância da linguagem verbal como base para todos os veículos de comunicação, desde os mais tradicionais até os digitais. O design gráfico e social media, Danilo Inácio, trouxe sua experiência para ser compartilhada com os agentes da Pascom. Em sua apresentação, ele falou da importância de publicar com planejamento, pensando e desenvolvendo os materiais produzidos com uma estética limpa e criativa. Ele afirmou também que é fundamental adquirir conhecimento necessário para avançar nos ganhos de visibilidade de páginas em redes sociais, como Facebook e Instagram.

Mesa Redonda

No momento da mesa redonda, Dom Messias dos Reis Silveira apresentou o processo histórico da comunicação na diocese. Padre Elias Silva, coordenador do Setor de Comunicação Diocesano, também comentou que o evento foi mais um passo na articulação da comunicação entre paróquias e diocese. “Neste ano, temos como objetivo principal a articulação com as demais paróquias, formando assim uma grande rede para que façamos juntos não só uma comunicação paroquial, mas de toda a diocese”. Karlla Farias, coordenadora da Pascom na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Minaçu, também participou da Mesa redonda. Ela comentou que o evento foi importante para apresentar uma base de informações sobre o Muticom Nacional e para formar os agentes da pastoral nas paróquias. Ela ressaltou ainda que nas comunidades o maior desafio é implantar novos grupos de Pascom.