4. Encerramento da Festa de Trindade

06/07/2018

Encerramento da Festa de Trindade

Cardeal Dom Odilo Scherer preside Missa Solene da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno

Encerramento da Festa de Trindade - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

No último domingo, 1º de julho, a Praça Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, próxima ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, ficou repleta de fiéis para a Missa Solene da Festa do Divino Pai Eterno. A celebração foi presidida pelo cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer. Concelebraram o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz; seus bispos auxiliares, Dom Levi Bonatto e Dom Moacir Silva Arantes; o bispo da Diocese de Itaguaí, no Rio de Janeiro, Dom José Ubiratan; o Superior Provincial dos Missionários Redentorista em Goiás, padre Robson de Oliveira; e o Reitor do Santuário, padre Edinísio Pereira.

Dom Odilo, em homilia, lembrou o tema da festa deste ano “Pai Eterno, somos teus filhos”, uma menção ao Ano do Laicato, proposto pela CNBB. “Somos filhos de Deus e, por isso, buscamos o encontro com o Pai.Queremos sentir seu carinho, sua ternura, queremos ouvir sua palavra, queremos nos alimentar com o Pão da Vida Eterna, que ele nos dá em abundância. Queremos que ele nos oriente e nos diga os caminhos dessa vida e nos dê, pelo seu Filho, a graça da salvação da vida, que nos dê pelo Espírito Santo o discernimento de buscar a luz de Deus todos os dias, a capacidade de acolher os caminhos de Deus e sermos fiéis ao chamado dele para cada um de nós”.

Dom Washington presenteou Dom Odilo com sua Carta Pastoral, lançada na solenidade

O cardeal recordou um belo hino que a Igreja do mundo todo canta em louvor à Santíssima Trindade, dirigido em primeiro lugar a Deus Pai: “a vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos. A vós, eterno Pai, adora toda a Terra”. Assim, o presidente da celebração lembrou o verdadeiro sentido de fazer a romaria e de participar, todos os anos, da Festa do Pai Eterno. “Aqui viemos para louvar, para adorar e bendizer aDeus Pai, Filho e Espírito Santo. Não três deuses, mas um único Deus em três pessoas, um grande mistério, que é superior a nós e nos enche de graça, vida e salvação”.

Ao final da celebração, o padre Robson de Oliveira apresentou a sexta edição de Pelágio Sauter – O Apóstolo de Goiás, livro do padre Clóvis de Jesus Bovo, missionário redentorista. Nesse dia de encerramento da Festa do Divino Pai Eterno, o arcebispo Dom Washington Cruz lançou a sua 16º Carta Pastoral, com o título Creio em Jesus Cristo – Meditação sobre o Filho unigênito do Pai. Essa é a segunda carta da trilogia sobre a Trindade, que se iniciou com a Carta Pastoral Creio em Deus Pai – Meditação sobre o amor paterno de Deus e que deve se completar com uma terceira dedicada ao Divino Espírito Santo. Após a apresentação, Dom Washington presenteou Dom Odilo e o governador do estado de Goiás com sua Carta Pastoral.

Segundo a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, cerca de 3 milhões de pessoas passaram pela Capital da Fé durante os dez dias de romaria. O número é recorde na tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno.

Marcos Paulo Mota
Acadêmico de Jornalismo/PUC Goiás