4. Jornada de Oração pela Santificação do Clero

13/06/2018

Jornada de Oração pela Santificação do Clero

Clero reza pelo seu sacerdócio e pelos padres do mundo inteiro

Jornada de Oração pela Santificação do Clero - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Igreja celebrou a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, no dia 8 de junho, como de costume, na segunda sexta-feira após a Solenidade de Pentecostes. Esse dia dedicado ao Sagrado Coração é também o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero, instituído por São João Paulo II.

Em nossa Arquidiocese, os padres se reúnem todos os anos, na Paróquia Salesiana Sagrado Coração de Jesus, na Vila Nova, juntamente com o arcebispo e os bispos auxiliares. Monsenhor Aldorando Mendes, que celebrou seu Jubileu de Diamante de Ordenação Presbiteral no dia 2 de março deste ano, deu seu testemunho vocacional, contando suas experiências desde a época do seminário e durante esses 60 anos de sacerdócio. O momento seguinte foi de adoração, oração e silêncio, em que os presentes tiveram a oportunidade de rezar pelo seu ministério sacerdotal e pelos padres do mundo inteiro.

“Os cristãos devem rezar sempre para que o sacerdote seja fiel à sua vocação”

A Jornada de Oração terminou com a Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom Washington Cruz, que, em sua homilia, refletiu com seus padres e com o povo de Deus presente na celebração sobre a bondade de Deus e sua benevolência para quem o ama. “Deus é extremamente justo e dará a cada um de nós, após a morte, o nosso lugar ao seu lado se fizermos a sua vontade.”

“Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos, pois eles servem inteiramente a Jesus Cristo e aos irmãos, eles devem praticar sempre o bem assim como Jesus fazia”, lembrou-se o arcebispo de uma manifestação do Sagrado Coração de Jesus à Santa Margarida Maria. Segundo Dom Washington, os padres, assim como São Paulo, devem sempre cumprir o apostolado e serem incansáveis, recebendo e acolhendo os fiéis, indo ao encontro de todas as pessoas. O arcebispo concluiu fazendo um pedido a todos: “Os cristãos devem rezar sempre para que o sacerdote seja fiel à sua vocação”.

O coordenador do clero da Arquidiocese, mons. Luiz Gonzaga Lôbo, falou da importância desse dia para os padres: “Neste dia nos colocamos diante do coração amoroso de Cristo e assumimos todas as graças para que nós padres possamos ter uma vida santa, como diz a Sagrada Escritura: ‘Sede santos como o Pai celeste é Santo”’. Após a Santa Missa, foi servido um almoço de confraternização.

Marcos Paulo Mota
Acadêmico de Jornalismo/PUC Goiás