4. Festas Julinas 2018

03/07/2018

Festas Julinas 2018

Confira a programação em nossas paróquias

Festas Julinas 2018 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Festa julina é uma expressão que faz referência às tradicionais festas juninas, mas quando estas são realizadas durante o mês de julho.

Existe um grande debate em torno do uso da expressão “festas julinas”. Algumas pessoas alegam ser apenas uma alternativa criada para que aqueles que não conseguem celebrar as festas juninas em junho, possam comemorar durante o mês seguinte.

No entanto, outros grupos desconsideram este argumento, pois dizem que as famosas festas juninas já foram enraizadas e estão bem caracterizadas na sociedade. Por este motivo, as festas juninas poderiam ser celebradas em qualquer mês do ano, sem que as pessoas deixassem de entender o sentido destas festividades.

Com a criação das festas julinas, no entanto, muitas pessoas acabam por ficarem confusas, tentando entender qual a diferença entre as duas festas. As festas julinas são configuradas exatamente como as festividades que são normalmente comemoradas em junho, com os mesmos elementos e símbolos padrões, como a dança da quadrilha, a fogueira, o “casamento na roça” e as comidas típicas (que podem variar ligeiramente, de acordo com a região do Brasil).

Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
​Matriz de Campinas