4. Jornada da Cidadania 2018

Jornada da Cidadania 2018

A 5ª edição da jornada deve realizar 1 milhão de atendimentos gratuitos

Jornada da Cidadania 2018 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O evento começa na noite do dia 23 de maio, às 19h, no palco do Centro de Convenções, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiás

A Jornada da Cidadania 2018 foi lançada na manhã do dia 8 de maio, na Cúria Metropolitana de Goiânia. “A esperança humana depende de nós e nos faz querer o bem, o amor que beneficia o próximo”, declarou o arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, Dom Washington Cruz, durante o evento. Além da esperança humana, o arcebispo também disse que, nos move a realizar a Jornada, a esperança teologal– aquela que vem de Deus e nos motiva a pensar que o bem pode superar todo o mal. “Embora sejamos tentados a achar que o mundo não tem jeito, ele tem, porque Deus habita conosco”, afirmou.

Mais uma vez o evento de lançamento foi um momento de emoção para todos os que participaram. Isso porque a Jornada da Cidadania se firmou como uma iniciativa local, mas que tem expressão nacional, pelo modo com que vem conduzindo a proposta e atingindo cada vez mais público.

Com 13 anos de caminhada, desde que o evento ainda era a Semana da Cidadania da PUC Goiás e a Feira da Solidariedade da Arquidiocese de Goiânia, a Jornada da Cidadania 2018, que acontecerá de 23 a 27 de maio, no Câmpus II da Universidade, no Jardim Mariliza, espera chegar a 1 milhão de atendimentos gratuitos. Para isso, conta com diversos parceiros, entre órgãos públicos, privados, e praticamente todos os grandes meios de comunicação presentes no estado de Goiás. A TV Record e a Universidade Federal de Goiás (UFG) são os dois mais novos parceiros da Jornada.

A professora Márcia de Alencar Santana, pró-reitora de extensão e apoio estudantil da PUC Goiás e diretora da Jornada, destacou o êxito do evento, conquistado com muito trabalho em suas quatro edições já realizadas. Ela creditou o crescimento à confiança de todos aqueles que colaboram, participam e apoiam a Jornada da Cidadania. “Praticar esse bem há algum tempo faz com que sejamos possuidores de algo importante, que é a confiança. Esse algo não é fácil de ser conquistado, mas como oferecemos o que temos de melhor, como tratamos as pessoas mais simples como elas merecem, conseguimos crescer ano após ano”, disse Márcia. “Nos três dias de evento renovamos a esperança, a alegria, e se pudéssemos expandiríamos esse bem durante todo o ano”, completou.

Padre Max Costa, diretor da Feira da Solidariedade, comentou o Evangelho de João (3) para dizer que a Jornada da Cidadania é fruto do amor de Deus. “Não amamos somente com palavras, mas com ações. O amor de Jesus leva à prática da caridade e a Jornada é esse espaço de muita alegria, esperança e de construção de uma sociedade mais humana, fraterna, que, pelo amor a Cristo, alcança o coração das pessoas e desperta esperança”.

O prefeito de Goiânia, Íris Rezende, em discurso, se disse emocionado com mais um lançamento da Jornada e comentou que a iniciativa é um exemplo para toda a sociedade, sobretudo para o poder público. Murilo Mendonça Barra, representante do governador do estado de Goiás, José Eliton, destacou, em sua fala, que o evento busca a redução das diferenças sociais e aproxima a sociedade, unindo as pessoas em prol do bem.

O reitor da PUC Goiás, por sua vez, prof. Wolmir Therezio Amado, disse que, ao longo de sua história, a Jornada da Cidadania deu um salto de projeção e visibilidade. Ao fazer memória das edições passadas, ele comentou sobre a primeira, realizada em 2005, na qual foram feitos 20 mil atendimentos. “Para nós foi algo grandioso. E de pensar que ano passado fizemos mais de 800 mil atendimentos”. Segundo ele, é um mérito honroso conquistado “porque a proposta tem como preocupação o espírito da caridade e o desejo de cidadania para todo o país, que fortalece todos os envolvidos e impulsiona à continuidade”.

Além das autoridades já citadas, marcaram presença no lançamento da Jornada da Cidadania 2018 o procurador no Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Demóstenes Torres; o vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Veter Martins; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Kennedy Trindade; e o presidente da Câmara Municipal de Trindade, Hélio Braz, que representou Jânio Darrot, prefeito daquele município.

Um momento importante também marcou a festa de lançamento. É que os colaboradores da Jornada foram homenageados e reconhecidos pela relevante contribuição com o evento. Os certificados foram entregues por Dom Washington e pelo prof. Wolmir Amado. Receberam, Fernanda da Silva Freitas; Ivone Silva de Moraes; Lisilvia Maria Alves; padre Max Costa; Elisabeth Barros, do Programa de Arte e Cultura; Naldia Angélica de Lima; Maria Tereza Ramos de Miranda, Valtecir Vieira; Márcio Borges de Amorim; Gilsa Carla, do Setor de Audiovisual da PUC; e a profa. Márcia de Alencar Santana.

Fúlvio Costa