Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Transferências

06/02/2018

Transferências

Confira as novas posses em nossa Arquidiocese

Transferências - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Guapó tem novo administrador paroquial, Padre Rogério Lavisch


A Paróquia São Se­bastião, na cidade de Guapó, esteve em festa na noite do dia 30 de janeiro, para receber o novo administrador paroquial, padre Ro­gério Lavisch, MSF. A celebração foi presidi­da pelo arcebispo Dom Washington Cruz e contou com a presença do padre Léo, que foi formador do padre Ro­gério no Seminário da Congregação dos Mis­sionários da Sagrada Família.

À luz da Palavra de Deus, o arce­bispo reafirmou que “devemos con­fiar a nossa vida ao Senhor e sempre colocá-lo no centro da nossa vida”. Ele também refletiu sobre o significado da “Paróquia” e explicou que ela “é uma comunidade de fiéis que se reúnem para celebrar a sua fé, sobretudo na Eu­caristia”. Ao novo administrador paro­quial, ele teceu alguns elogios. “Padre Rogério, o senhor é o padre que todo bispo quer ter em sua diocese, sempre muito zeloso e cuidadoso. Então, que­rido irmão, entrego aos teus cuidados pastorais esse povo, para que o senhor seja o pastor que ele precisa”.

O rito de posse do novo padre pede que ele, ao assumir essa nova missão, faça sua profissão de fé e seu juramento de fidelidade diante do bispo e também renove suas promes­sas sacerdotais feitas no dia de sua ordenação.

Ao fim da celebração, padre Ro­gério pediu que o povo rezasse por ele e destacou que veio para servir e caminhar com a comunidade. “Chego para servir e para colaborar com o que a comunidade precisar de mim. Quero, com o apoio de vo­cês, construir a nova igreja de São Sebastião”.

A matriz da Paróquia São Sebas­tião ficou repleta de fiéis, de Gua­pó; da Paróquia Divino Espírito Santo, de Goiânia, onde o padre trabalhou; e também da Paróquia Bom Pastor, de Caldas Novas, onde ele exerceu seu ministério recen­temente. Depois da celebração, a comunidade ofereceu um jantar de boas-vindas ao seu novo pastor e a todos os presentes na missa.

Paróquia Santa Luzia tem novo administrador

Padre Cristiano de Araújo, da Diocese de Anápolis, foi em­possado novo administrador paroquial da Paróquia Santa Luzia, do Setor Sítios Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia, na ma­nhã do dia 28 de janeiro. Presidiu a celebração, o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. Concelebra­ram com ele, o bispo de Anápolis, Dom João Wilk, e os padres Paulo, Cleiton, Rogério e Bruno, todos da­quela Igreja particular, que vieram prestigiar o amigo.

Com uma calorosa salva de pal­mas, o novo administrador paro­quial foi acolhido pela comunidade. Dom Washington pediu as bênçãos de Deus na nova missão que o Se­nhor confiou ao padre Cristiano. “Com ele, vocês, meus irmãos, de­vem caminhar para que essa paró­quia seja sempre mais uma comuni­dade viva, capaz de reunir os seus filhos, inclusive os filhos distantes”, afirmou o arcebispo, que ainda pe­diu que a comunidade vibre a força do Evangelho. “Todos devem dizer: nós existimos para evangelizar, uma vez que o próprio e fundamental dever do cristão é anunciar e dar a conhecer Jesus Cristo”. Ele também agradeceu a Dom João Wilk pelo pa­dre enviado à Arquidiocese de Goi­ânia. “Mesmo tendo muitos padres, abrir mão de um sacerdote com as qualidades do Cristiano é um gran­de gesto de generosidade”, afirmou.

Após a celebração, Dom João agra­deceu aos paroquianos que vieram prestigiar a festa, sobretudo aqueles de Jaraguá, da Paróquia Nossa Se­nhora da Penha, onde padre Cristia­no foi pároco nos últimos anos; e da Paróquia Santa Clara, em Anápolis, onde ele começou sua caminhada pastoral. Em seguida, Dom João disse que o período em que o padre Cristia­no vai ficar na Arquidiocese de Goi­ânia é fruto de um compromisso do Jubileu de Ouro da Diocese de Aná­polis, assumido ano passado, de ser uma Igreja em saída e missionária, a exemplo das primeiras comunida­des cristãs, em que os cristãos tinham tudo em comum. “O vosso novo pá­roco tem boa experiência pastoral e boa vivência espiritual. Com certeza ele será pastor e guia desta comuni­dade”, disse ele para os presentes que encheram o salão da comunidade. Pa­dre

Cristiano, por sua vez, agradeceu a Dom Washington pelo acolhimento e às comunidades pelas quais ele pas­sou nos últimos anos. Convidou ain­da os paroquianos da Paróquia Santa Luzia para caminhar junto com ele nessa nova etapa pastoral.

 

Paróquia Sagrado Coração de Jesus empossa novo pároco

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do Setor Vila Nova, recebeu, no dia 29 de janeiro, seu novo pároco, padre Reginaldo Fragoso Marinho, salesiano de Dom Bosco e, como ele mesmo diz, filho de Nossa Senhora

Auxiliadora. A celebração, presidida por Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia, contou com a presença de vários sacerdotes que trabalham em nossa Arquidiocese e também al­guns padres salesianos, entre eles o inspetor da Inspetoria São João Bos­co, padre Orestes Carlinhos Fistarol.

O presidente da celebração orientou os fiéis a guardar sempre no coração os evangelhos proclama­dos nas missas: “Nunca devemos esquecer os evangelhos que ouvi­mos, pois eles sempre nos trazem um novo ensinamento”.

Ao novo pároco, Dom Levi diri­giu palavras de ânimo: “Ame o povo que o Senhor te confiou, faça desta porção do povo de Deus a sua famí­lia”. Ele também lembrou ao novo pastor da comunidade que é dever dele como pároco visitar os enfermos nos hospitais e também nas casas.

Padre Reginaldo Fragoso Mari­nho tem cinco anos de presbiterado e esta é sua primeira experiência de trabalho no estado de Goiás. “Quan­do padre Orestes me ligou e disse que eu viria para Goiânia, logo acei­tei, pois seria um novo desafio para mim. Chego com a vontade de con­tinuar o trabalho do meu antecessor e ajudar a comunidade a caminhar”, afirmou. Padre Reginaldo sucede o padre Jonathan Costa, que assumiu a função de pároco e reitor do San­tuário de Dom Bosco, em Brasília, no dia 28 de janeiro.

 

Padre Ronaldo Rangel assume Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Após administrar por alguns me­ses a Paróquia São Leopoldo Man­dic, do Setor Jaó, padre Ronaldo Rangel assumiu, no dia 27 de janei­ro, a Paróquia Nossa Senhora Apa­recida, do Jardim das Oliveiras, em Senador Canedo. A missa de posse foi presidida por Dom Washington Cruz, que desejou uma caminhada em unidade do padre com os paro­quianos. “Nós, como Igreja, precisa­mos ter a força do entusiasmo para superar egoísmos e divisões na co­munidade, a fim de que Jesus seja realmente nosso guia. Todos nós na Igreja temos de crescer. Todos! Mes­mo os já crescidos bastante. Os pais crescem com seus filhos. Os filhos crescem com seus pais. Nós precisa­mos uns dos outros. A paternidade sacerdotal e a paternidade espiritu­al do padre terão que ir crescendo com vocês. Conheçam-se, ajudem­-se, reconheçam-se e ajudem-se nas fraquezas e nas fragilidades. Traba­lhem juntos pelo Reino de Deus, e que esta paróquia venha a ser sem­pre mais uma paróquia expressiva, criativa, fiel, transparente. Vivam sempre na verdade, no amor, e na entrega. Que assim seja”, concluiu.

Padre Ronaldo, após a homilia, fez a Profissão de Fé, prometeu obe­diência ao arcebispo e seus sucesso­res e levar o Cristo à comunidade. Como é próprio do Rito de Posse, ele também recebeu os lugares e ob­jetos da Igreja: chaves do templo e do sacrário, momento em que Dom Washington pediu a ele que a igreja fique aberta o máximo possível du­rante a semana; a estola roxa, que significa a confissão; e a Pia Batis­mal, onde são gerados os novos fi­lhos de Deus. Ao fim da celebração, o sacerdote agradeceu ao arcebispo por presidir a missa, e à comunida­de por participar e acolhê-lo. 

Fúlvio Costa

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar