4. Paróquia São Paulo Apóstolo celebra 50 anos de criação

06/02/2018

Paróquia São Paulo Apóstolo celebra 50 anos de criação

Festa teve Tríduo preparativo, quermesses e celebrações, todos os dias, com a participação de pastorais e movimentos

Paróquia São Paulo Apóstolo celebra 50 anos de criação - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A frase exposta no pátio da paróquia, durante os dias 22 a 28 de janeiro, acolhia a todos: “Queridos paro­quianos, somos pedras vivas deste edifício-Igreja. Você faz parte dessa história”, e anunciava a festa que aconteceu naquela semana e reuniu o povo de Deus no Setor Oeste e em parte do Setor Bueno para celebrar o seu Padroeiro, São Paulo Apósto­lo. A paróquia foi erigida em 25 de janeiro de 1968, pelo Decreto 2/68, assinado pelo então arcebispo de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos. Desde a sua instalação, em 31 de março de 1968, foi confiada aos padres da Pequena Obra da Di­vina Providência – Padres Orionitas.

O Encontro Semanal participou da missa de encerramento da festa, que foi presidida pelo nosso arcebispo Dom Washington Cruz e concele­brada pelo pároco, padre Márcio Almeida do Prado, e por vários ou­tros sacerdotes, no dia 28 de janeiro. Uma bela procissão de entrada das pastorais e dos movimentos da pa­róquia deu início à celebração. Dom Washington, em sua homilia, falou da figura de São Paulo, a quem cha­mou de “apóstolo da comunhão eclesial, que propôs Jesus Cristo a todos os espaços e culturas, que prezou a unidade e sempre foi aber­to ao sopro do Espírito Santo”. “O prodígio que Deus fez em Paulo, ele quer fazer em nós se formos verda­deiros, atentos, coerentes e audacio­sos cristãos”, exortou.

A exemplo do Padroeiro, ele convocou toda a comunidade a ser missionária, evangelizadora de crianças, jovens, adultos e idosos, e preparada para defender os menos favorecidos. “Saiamos daqui com o propósito de melhorar a vida e nos­sas relações, sobretudo nossa par­ticipação na vida desta paróquia, levando adiante o modelo de evan­gelização de São Paulo”, disse, ani­mando toda a assembleia.

Após a missa, padre Márcio agradeceu a Dom Washington e aos demais padres pela participação e convocou o povo de Deus a ser mis­sionário, evangelizando todos aque­les que estão no sofrimento, nas pe­riferias existenciais, como sempre nos lembra o papa Francisco. “Essa festa significou uma verdadeira re­novação para toda a paróquia. Nos últimos três anos, em preparação ao Jubileu de Ouro, nós pudemos nos aproximar mais da pessoa de São Paulo e, vendo seu entusiasmo com Jesus Cristo e com as comunidades que criava, nós sentimos esse ape­lo importante e fundamental para a nossa missão. A participação dos fiéis foi muito emocionante, sem­pre com a igreja cheia, presença que marca o entusiasmo na comunidade e representa o incentivo que preci­samos para assumir no dia a dia a nossa missão”, enfatizou.

Participaram da missa diversas autoridades políticas, entre elas o prefeito de Goiânia, Iris Rezende; e Ronaldo Caiado, senador da Repú­blica. A festa foi encerrada com uma procissão pelas ruas do Setor Oeste e o descerramento da placa come­morativa ao Jubileu de Ouro.

Fúlvio Costa