4. Encontro de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Goiânia

20/11/2023

Encontro de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Goiânia

Dom João Justino assessora segundo encontro com leigos e leigas

Encontro de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Goiânia - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Aconteceu no último sábado, dia 18 de novembro, no auditório do Colégio Ateneu Dom Bosco, o 2º Encontro de Cristãos Leigos e Leigas da Arquidiocese de Goiânia. O evento, que foi promovido pelo Vicariato para a Evangelização, contou com a assessoria de Dom João Justino, que tratou sobre o tema “Diversos carismas, somos todos irmãos e irmãs”.

A partir do tema proposto, Dom João tratou de cinco pontos específicos ancorados em documentos da Igreja. Os assuntos tratados foram: O cuidado pastoral dos bispos em relação aos leigos; O significado da eclesiologia do povo de Deus para o laicato a partir do Concílio Vaticano II; Carismas, serviços e ministérios na Igreja; Leigos e leigas numa Igreja sinodal; e Perspectivas para a Igreja de Goiânia.

Apoiado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Pastores Gregis, do Papa João Paulo II, Dom João explicou que “a Igreja reconhece que os leigos e leigas são a grande maioria do povo de Deus”. Por isso, “cabe aos bispos, ou a cada bispo na sua diocese, animar, acompanhar e escutar os leigos e leigas”. Portanto, é importante que se promova momentos de formação que habilitem os leigos e leigas “a assumir responsabilidades na Igreja quer em estruturas de participação diocesanas e paroquiais, quer nos diversos serviços de animação litúrgica, catequese, ensino da religião católica nas escolas, etc” (Pastores Gregis, 2003).

O Concílio Vaticano II, segundo o arcebispo, “resgatou o lugar do leigo e da leiga na missão da Igreja no mundo quando tomou a perspectiva da eclesiologia do povo de Deus, isto é, o que nos une na mesma fé, na mesma Igreja”. Assim, a Constituição Dogmática Lumen Gentium, reconheceu que os cristãos leigos “incorporados em Cristo pelo Batismo”, são chamados a tornarem a Igreja presente nos lugares em que se fazem presentes e darem testemunho da fé cristã.

No decorrer de sua explanação, citando o Documento 105 da CNBB sobre os cristãos leigos e leigas, Dom João explicou que a “Igreja é unidade na diversidade”, pois são vários os dons, carismas, serviços e ministérios no interior da Igreja. “Por meio dos carismas, serviços e ministérios, o Espírito Santo capacita a todos na Igreja para o bem comum, a missão evangelizadora e a transformação social, em vista do Reino de Deus” (Doc. 105 CNBB).

Ao final da sua exposição o arcebispo propôs que os leigos e leigas se dividissem em grupos para breve apresentação dos membros, leitura do discurso do Papa Francisco sobre leigos, falarem sobre sua identidade e missão na Arquidiocese de Goiânia, e também para sugerirem mudanças.

Clique aqui e acesse o material

Larissa Costa