4. Carta à Arquidiocese de Goiânia sobre a "Caminhada pela vida contra o aborto"

28/09/2023

Carta à Arquidiocese de Goiânia sobre a "Caminhada pela vida contra o aborto"

Carta à Arquidiocese de Goiânia sobre a

Amadas irmãs e amados irmãos,

Vivemos tempos sombrios em que se atenta claramente contra a vida de tantos modos. Nestas últimas semanas, todos nos deparamos com mais uma tentativa de descriminalização do aborto na nação brasileira.

No último dia 22 de setembro, o Supremo Tribunal Federal iniciou o julgamento da ADPF 442, que procura legalizar o aborto no Brasil. A Ação, proposta pelo PSOL, pede que o STF não considere o nascituro como pessoa e, sim, como uma "criatura humana intrauterina". Trata-se de uma sorrateira estratégia linguística que procura negar a dignidade humana desde a concepção e autorizar o assassinato dos pequeninos indefesos que estão no ventre materno. Muito embora a relatora da ação, a Min. Rosa Weber, já tenha proferido voto favorável à descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, a análise do caso foi suspensa por um pedido de destaque do Min. Luís Roberto Barroso, de modo que ainda há tempo para nos manifestarmos em defesa da vida.

A clara posição católica contrária ao aborto fundamenta-se na "convicção de que um ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada etapa do seu desenvolvimento. É fim em si mesmo, e nunca um meio para resolver outras dificuldades. Se cai esta convicção, não restam fundamentos sólidos e permanentes para a defesa dos direitos humanos, que ficariam sempre sujeitos às conveniências contingentes dos poderosos de turno" (Papa Francisco, Evangelii Gaudium 213).

Diante das atuais ameaças, ressalto a importância de continuarmos com nossas orações, formações e esclarecimentos, sempre a favor da vida desde a sua concepção até a morte natural. Mas urge um gesto de manifestação pacífica e pública da nossa fé e de nossos valores. Por meio desta carta, convoco a todos os fiéis leigos e leigas, os consagrados e consagradas, o clero a participarem da "Caminhada pela vida contra o aborto", aqui em Goiânia, no próximo dia 08/10/2023, às 16h, com concentração no Parque Vaca Brava. Entendo ser muito importante o empenho de todos na divulgação e adesão a esse evento.

Suplicando a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora, façamos nossa parte na defesa da vida.

Goiânia, 24 de setembro de 2023

+ João Justino de Medeiros Silva