Você está em:
19/09/2023
Terceira edição do Missal Romano é lançado oficialmente

Hoje, 19 de setembro, aconteceu o lançamento oficial da tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano. Participaram da cerimônia o Dom Giambattista Diquatro, Núncio Apostólico do Brasil; Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre e Presidente da CNBB; Dom Ricardo Hoepers, Bispo auxiliar de Brasília e Secretário-geral da CNBB e Presidente das Edições CNBB; participa também, Dom Hernaldo Pinto Farias, Presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia.
O Missal Romano é o segundo livro litúrgico mais importante da liturgia da Igreja. Sendo o Evangeliário, o primeiro livro de grande importância. O Missal tem as instruções e as orações necessárias para a celebração do Mistério que atualiza e conserva a nossa fé. Está nova tradução contém formulários completos para as Missas feriais do Tempo do Advento e do Tempo da Páscoa; a Missa da Vigília da Epifania do Senhor; 12 novos prefácios no Ordinário da Missa; revisão da tradução das Orações Eucarísticas; atualização no Ato Penitencial; e a inclusão dos Santos brasileiros no “Próprio dos Santos”.
Segundo a CNBB, a tradução brasileira desta terceira edição do Missal Romano levou 19 anos para ser concluída. O trabalho começou em 2002, após a promulgação da nova edição típica feita pelo Papa João Paulo II. A nova edição do Missal foi aprovada pelos bispos na 59ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil e encaminhada ao Dicastério para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos em dezembro de 2022. A confirmação da Sata Sé foi publicada no dia 17 de março deste ano.
Acompanhe o vídeo sobre os passos da tradução brasileira.
Foto e fonte: CNBB
Leia também
28/09/2023
58ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB NE2
14/09/2023
Vida: Direito Inviolável
08/09/2023