4. Leitura Orante

Leitura Orante

Leitura Orante - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

3º Domingo da Quaresma

Diletos irmãos e irmãs, eis que damos mais um passo na nossa caminhada em preparação para a Páscoa do Senhor. E no 3º Domingo do Tempo Quaresmal, a Igreja nos propõe a meditação do Evangelho retirado do livro de São João 4,5-42, conhecido como o Evangelho da Samaritana. Ao meditarmos este trecho da Sagrada Escritura, três verbos importantes na nossa caminhada quaresmal se destacam: encontrar, orar e acreditar.

Contemplando este texto, vemos claramente que Jesus foi ao encontro daquela mulher samaritana. Os dados que nos transmitem o texto sagrado são sugestivos. O encontro se passa ao sol do meio-dia, horário em que as mulheres samaritanas podiam ir ao poço pegar água sem nenhum risco de encontrar um judeu, pois, como deixa claro o evangelista, os judeus e os samaritanos não se davam bem. Ao sol do meio-dia, estando cansado e sem se alimentar, uma vez que os discípulos haviam ido à cidade comprar alimentos, Jesus vai ao encontro daquela mulher samaritana. Jesus toma a iniciativa de ir ao nosso encontro. Vai ao encontro de todos. Deseja que estejamos próximos a Ele, não quer que estejamos perdidos, sem rumo, mas no Seu Caminho. Por isso, em cada ano, a cada Quaresma, Ele quer deixar-se encontrar mais uma vez por cada um de nós. Quer nos encontrar para saciar nossa sede de água viva, uma água que jorra para a vida eterna.

Não deixemos passar despercebido que o encontro de Jesus com a Samaritana se transformou em um longo e belo diálogo, imagem do nosso diálogo com Ele, nossa oração. Estejamos também nós atentos a essa fundamental prática quaresmal, é preciso tirar tempo, é preciso rezar, pois a oração é o lugar, por excelência, do encontro com Jesus. Na oração, falamos com Deus e Ele fala conosco, encontramo-nos e somos encontrados por Ele.

O terceiro verbo que gostaríamos de destacar é o verbo acreditar. O encontro com Cristo gerou naquela mulher a fé. Lembremos, a fé é um dom que brota desse encontro, que transforma nossa vida e faz-nos mudar completamente. Ela reclama de nós a conversão, a mudança de vida. Quantas vezes as situações da nossa vida fazem-nos afastar de Jesus e nossa fé vai se arrefecendo. Peçamos ao Senhor, especialmente neste tempo quaresmal, que aqueça o nosso coração e mantenha viva a nossa fé a fim de que busquemos, com tenacidade, testemunhar com a vida a fé que professamos. Assim, preparemo-nos bem para a grande celebração que se aproxima, a Páscoa do Senhor Jesus!

Liturgia da Palavra: Ex 17,3-7; Sl 94(95); Rm 5,1-2.5-8; Jo 4,5-15.19b-26.39a.40-42.

Carlos Eduardo Pereira Quinto
Seminarista da Diocese de Jataí-GO