4. Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” (Lc 11,28)

20/01/2023

Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” (Lc 11,28)

Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” (Lc 11,28) - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

No domingo, dia 22 de janeiro, celebraremos o quarto Domingo da Palavra. Esse dia foi instituído pelo Papa Francisco na Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio “Aperuit Illis”, em setembro de 2019. “Portanto, estabeleço que o 3º Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”. O lema proposto para 2023 foi retirado do Evangelho de João: “Nós vos anunciamos o que vimos” (1 Jo 1,3).

O Santo Padre explica que a dedicação de um domingo à Palavra de Deus faz a Igreja reviver o gesto do Ressuscitado “que abre, também para nós, o tesouro da sua Palavra” para que possamos ser mensageiros desta riqueza que não se acaba. “Possa o domingo dedicado à Palavra fazer crescer no povo de Deus uma religiosa e assídua familiaridade com as Sagradas Escrituras, tal como ensinava o autor sagrado já nos tempos antigos: esta palavra ‘está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a praticares’ (Dt 30,14)”.

O Dicastério para a Evangelização emitiu um comunicado à imprensa sobre a celebração deste Domingo da Palavra. “Às 9h30 do domingo, 22 de janeiro, o Papa presidirá a celebração da Eucaristia na Basílica de São Pedro e, posteriormente, com o objetivo de reavivar a responsabilidade que os fiéis têm no conhecimento da Sagrada Escritura, entregará aos presentes o Evangelho de Mateus”. Na celebração também serão conferidos os ministérios de leitor e catequistas a leigos e leigas vindos da Itália, Congo, Filipinas, México e País de Gales. Ao todo “três pessoas receberão o ministério do leitor e sete o de catequista”.

Na Carta Apostólica o Pontífice explica que essa data é uma ocasião para os fiéis captar a beleza da Palavra de Deus e a externar no seu cotidiano. “A Sagrada Escritura indica, a quantos se colocam à sua escuta, o caminho a seguir para se chegar a uma unidade autêntica e sólida.”

Subsídio litúrgico-pastoral

Está disponível do site do Dicastério para a Evangelização um auxílio litúrgico-pastoral para viver o Domingo da Palavra de Deus na comunidade, na família e pessoalmente. O subsídio é uma ferramenta que oferece iniciativas para favorecer um encontro profundo com a Palavra de Deus. Também estão inclusos no material: artigos, meditações, textos para Adoração, atividades para crianças e sugestões pastorais.

O subsídio pode ser baixado na versão em português, no site www.evangelizatio.va

Domingo da Palavra de Deus

- Entronizar o texto sagrado, de modo a tornar evidente aos olhos da assembleia o valor normativo que possui a Palavra de Deus.

- Os bispos poderão celebrar o rito do Leitorado ou confiar um ministério semelhante, a fim de chamar a atenção para a importância da proclamação da Palavra de Deus na liturgia.

- A doçura da Palavra de Deus impele-nos a comunicá-la a quantos encontramos na nossa vida, expressando a certeza da esperança que ela contém (cf. 1 Pe 3,15-16).

- A Palavra de Deus apela constantemente para o amor misericordioso do Pai, que pede a seus filhos para viverem na caridade.

Fonte: Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio “Aperuit Illis”.

Larissa Costa