4. Imposição do Pálio a Dom João Justino

25/11/2022

Imposição do Pálio a Dom João Justino

Imposição do Pálio a Dom João Justino - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Aconteceu no último sábado, dia 19, na Catedral Metropolitana de Goiânia, a Solene Celebração Eucarística para a Imposição do Pálio a nosso arcebispo Dom João Justino. O Pálio, derivado do latim pallium, é uma vestimenta litúrgica que consiste em uma faixa de pano de lã de cordeiro adornada com seis cruzes e três cravos. Ele é entregue aos arcebispos nomeados durante o ano e “pretende representar a ovelha perdida ou mesmo doente e fraca, que o pastor coloca sobre os ombros e conduz às águas da vida”, como explicou Bento XVI em sua homilia no ano de 2005. Ele também contou que essa insígnia é um sinal antiquíssimo que os Bispos de Roma usam desde o século IV. “O Pálio diz antes de mais nada que todos nós somos carregados por Cristo. Mas ao mesmo tempo nos convida a carregar uns aos outros. Assim o Pálio torna-se o símbolo da missão do pastor.”

Na Solene Celebração, a imposição do Pálio foi feita pelas mãos do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro. Até o ano de 2014 o rito de imposição era realizado pelo Santo Padre, mas em janeiro de 2015 houve uma pequena mudança. O Pálio continuou sendo entregue pelo Papa, mas a imposição passou a ser realizada nas arquidioceses e dioceses de cada bispo.

Em entrevista sobre a alteração no rito, o Mestre das Celebrações Pontifícias, Monsenhor Guido Marini, disse que o Papa Francisco, após refletir, decidiu realizar essa modificação para “colocar em maior evidência a relação dos bispos metropolitas – os novos nomeados – com a sua Igreja local e assim dar também a possibilidade a mais fiéis de estarem presentes neste rito tão significativo para eles, e também particularmente aos bispos das dioceses sufragâneas, que deste modo, poderão participar do momento da imposição”. Dessa forma também se mantém “o significado da celebração do 29 de junho, que sublinha a relação de comunhão e também de comunhão hierárquica entre o Santo Padre e os novos arcebispos; ao mesmo tempo, a isto se acrescenta – com um gesto significativo – esta ligação com a Igreja local”.

Ao iniciar a celebração Dom Giambattista Diquattro falou um pouco sobre o significado do Pálio, que é um símbolo da vocação e unidade. “O arcebispo João Justino de Medeiros Silva está prestes a receber o Pálio. O Pálio nos lembra o jugo sagrado de Cristo, que é colocado em cada batizado. O jugo de Cristo é idêntico a sua amizade, portanto um jugo suave.”

Ajoelhado diante do Núncio Apostólico, Dom João Justino fez sua Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade. Logo após, o arcebispo recebeu o Pálio das mãos do Núncio, que o cumprimentou em seguida. Depois Dom João passou a presidir a celebração.

Em sua homilia, o arcebispo agradeceu a presença de Dom Giambattista na Arquidiocese de Goiânia, pois se torna “tão viva a presença do Santo Padre entre nós”. Ele renovou o compromisso de trabalhar em favor da Palavra de Deus todos os dias do seu ministério e anunciou a criação de dois Vicariatos Episcopais: para evangelização e para solidariedade.

O Vicariato Episcopal para a Evangelização “reunirá todas as organizações dos serviços de evangelização de nossa Arquidiocese, com especial atenção para a missão, para a sinodalidade e para as concretas expressões de partilha dos bens em favor do anúncio do evangelho”. Já o Vicariato Episcopal para a Solidariedade “vai cuidar especialmente das pastorais sociais”. Esse vicariato “quer ser uma resposta concreta aos apelos do Papa Francisco na VI Jornada Mundial dos Pobres”, completou o arcebispo.

Larissa Costa