4. Abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil

25/11/2022

Abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil

Programação contou com juventude reunida e procissão luminosa

Abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

No último domingo, 20 de novembro, a Igreja do Brasil celebrou a Abertura do 3º Ano Vocacional. Em nossa Arquidiocese, a abertura aconteceu no Santuário-Basílica Sagrada Família, com Santa Missa presidida por nosso arcebispo Dom João Justino. O evento contou com a presença de seminaristas, famílias e jovens de diversas paróquias e comunidades de nossa Arquidiocese.

Com o objetivo de promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações a serviço do Reino de Deus, o tema escolhido é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, tirado do Evangelho de São Lucas 24,32-33. O Ano Vocacional se inicia na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo de 2022 e termina na mesma solenidade no ano de 2023, no dia 26 de novembro.

Neste domingo, além da abertura do 3º Ano Vocacional, celebramos a Jornada Arquidiocesana da Juventude e o Dia Nacional do Laicato. Padre Fênykis de Oliveira, coordenador da Pastoral Vocacional de nossa Arquidiocese, fala-nos que a coincidência de tantos eventos no mesmo dia é para mostrar que a nossa Igreja é jovem, viva e tem uma vocação que nos impele necessariamente à missão. “Deus nos chama a uma missão específica e chamando-nos à missão, dá-nos a graça de participar da sua obra salvífica. Então todos nós, a partir deste 3º Ano Vocacional temos não só a possibilidade, mas o dever de nos questionarmos sobre vocação”, ressalta o padre.

Celebrar o Dia do Laicato e a abertura do Ano Vocacional é reconhecer que o leigo também tem uma missão na Igreja e que precisa ser sal e luz no mundo. Testemunhando aos outros que sempre é bom ser de Deus e encontrar o seu lugar no plano de salvação. “Temos a oportunidade para que vivamos este ano iluminados pelo apelo que nasce a partir do próprio batismo. Somos todos chamados a ser sal da terra e luz no mundo”, afirma Dom João.

Durante a celebração, o seminarista da nossa Arquidiocese, Guilherme Cunha, recebeu o Ministério do Acolitato. O arcebispo destacou que conferir o ministério nessa missa com “a presença da juventude faz com que os jovens possam ver que um (jovem) como eles, está dando passos que vão rumo ao Ministério Sacerdotal”.

Como parte da programação, a Pastoral Vocacional e o Setor Juventude realizaram a Jornada Arquidiocesana da Juventude, também no Santuário-Basílica Sagrada Família. Os jovens puderam cantar, dançar e trocar experiências sobre suas vivências de comunidade. Rezaram e tiveram a oportunidade de receber o Sacramento da Reconciliação, além de conhecer os carismas de religiosos e religiosas presentes no local. Os jovens e algumas famílias também tiveram momentos de escuta sobre as vocações. Foram escolhidos padres, religiosas e leigos para falar sobre a vocação sacerdotal, vida consagrada e a matrimonial.

Encerrando a Jornada Arquidiocesana da Juventude, tivemos Santa Missa com o nosso arcebispo e, logo após a celebração, os jovens, guiados pelo pastor, saíram em procissão luminosa. A procissão saiu do Santuário-Basílica Sagrada Família e encerrou-se na Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, com a bênção de Dom João Justino.

Gabriela Rodrigues