4. História de Goiás

11/11/2022

História de Goiás

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, germe da Universidade Católica de Goiás

História de Goiás - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O Congresso Eucarístico de Goiânia (CEG), realizado em 1948, culminou na resolução que fundou a Universidade do Brasil Central. Na noite de 6 de junho de 1948, encerramento do CEG, no Palácio das Esmeraldas, sede do governo de Goiás, houve uma reunião para deliberar sobre a criação de uma Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) sob a égide da Igreja Católica, que seria o núcleo da futura Universidade. Participaram desta reunião o cardeal Dom Jaime Câmara, arcebispo de Rio de Janeiro; Dr. Jerônimo Coimbra Bueno, governador do Estado; Dom Emanuel, arcebispo de Goiás, Dom Abel Ribeiro, bispo auxiliar; Dr. Hélio Seixo de Brito, secretário da educação; cônego José Trindade, entre outras autoridades religiosas, civis e militares. Dom Emanuel apresentou nessa reunião o seu desejo de criar a FFCL, pois, de acordo com o Decreto n. 19851/1931 da reforma de Francisco Campos, para a criação de uma universidade era necessária a existência de uma Faculdade de Educação, Ciências e Letras como seu elemento constituidor.

A FFCL foi composta pelos cursos de Geografia e História, Letras Clássicas, Letras Neolatinas, Letras Anglo-Germânicas e Pedagogia. Esses cursos tinham também a finalidade de formar os licenciados que depois assumiriam o magistério em sala de aula. Essas iniciativas, portanto, qualificariam o professorado para o exercício de sua profissão, atendendo à demanda que crescia cada vez mais e necessitava de mão de obra qualificada. A Igreja Católica em Goiás era responsável por uma grande rede de escolas católicas. Neste sentido, a FFCL atenderia também esta demanda, contribuindo para formar professores que depois atuariam nessas escolas. A FFCL foi instituída legalmente pelo Decreto n. 26.144, de 04 de janeiro de 1949, e seus cursos foram reconhecidos pelo Decreto n. 30.588, de 22 de fevereiro de 1952.

A FFCL, não possuindo sede própria, foi abrigada no Colégio Santo Agostinho, situado na rua 55, em Goiânia. A primeira turma colou grau em 1951, sendo formada por quatro formandos em Pedagogia, sete em Letras Neolatinas, cinco em Letras Anglo-Germânicas e 13 em História e Geografia. A colação de grau só ocorreu em 30 de maio de 1952, depois que saiu o decreto de reconhecimento da faculdade. Neste mesmo ano, o governo doou os terrenos para a construção da sede da faculdade no Setor Universitário, em Goiânia. Com os recursos federais, foi possível construir os prédios. Em 1954 começou a construção do prédio da FFCL, que foi idealizado por Dom Emanuel, contendo 14 salas de aulas, salas para diretoria, secretaria, tesouraria, biblioteca, inspetoria federal do ensino superior e dos professores, salão de reunião, cantina e centro acadêmico. O prédio foi inaugurado em 1956, após a morte de Dom Emanuel.

Pe. Maximiliano Costa
Mestre em História