Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Ordenação Sacerdotal na Arquidiocese

30/09/2022

Ordenação Sacerdotal na Arquidiocese

“Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia” (Jr 1,5)

Ordenação Sacerdotal na Arquidiocese - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

No próximo sábado, dia 1º de outubro, a Arquidiocese de Goiânia ganhará três novos padres. Serão ordenados presbíteros, para honra e glória de Deus, os diáconos Magno Valim Macena, Manoel Rodrigues de Sousa Neto e Valdeir Gomes Neves. Os três foram ordenados diáconos por Dom Washington Cruz, hoje arcebispo emérito de Goiânia, no ano de 2021. A celebração acontecerá às 9h30 no Santuário-Basílica Sagrada Família.

 

Esta será a primeira ordenação presbiteral de padres diocesanos que Dom João Justino presidirá em nossa Arquidiocese, já que no mês de maio ele ordenou o frei André Luiz do Nascimento de Souza, OFM.

 

Para Dom João Justino, arcebispo metropolitano de Goiânia, este é um momento especial em nossa Arquidiocese. “Estamos prestes a viver um momento de grande importância para a vida de nossa Arquidiocese, a ordenação de três novos padres. Isto confirma que o Senhor continua chamando jovens de nossa Igreja para servir no Ministério Presbiteral. São três jovens que passaram por todo o processo de formação em nosso seminário. Isso é também uma bênção de Deus e motivo de agradecimento especial termos um seminário que prepara os futuros presbíteros para a nossa Arquidiocese.”

 

“Seja este momento também oportuno para que os jovens possam se indagar: Senhor o que queres de mim? Senhor tu me chamas? Que esta ordenação sirva para os jovens pensarem no chamado do Senhor”, concluiu o arcebispo.

 

Na Sagrada Escritura, mais precisamente no Evangelho de São Mateus 2,42-45, vemos que foi nosso Senhor Jesus Cristo que instituiu o sacerdócio na Última Ceia, na Quinta-Feira Santa antes de sua morte. Quando Jesus pede “fazei isto”, aqui percebemos a missão sacerdotal de Jesus, na qual levou a si mesmo a plenitude do sacerdócio.

 

O parágrafo 1552 do Catecismo da Igreja Católica nos ensina que o sacerdote age em nome da Igreja. “O sacerdócio ministerial não tem somente o encargo de representar Cristo Cabeça da Igreja, perante a assembleia dos fiéis; age também em nome de toda a Igreja, quando apresenta a Deus a oração da mesma Igreja e, sobretudo, quando oferece o sacrifício eucarístico.”

 

A ordenação presbiteral não é o fim, mas o início de uma caminhada. Já sacerdotes, os três terão a missão de pastorear e cuidar do povo de Deus que lhes forem confiados. O padre não deve caminhar à frente e deixar o povo para trás, mas deve ser aquele que caminha junto, que escuta, que cuida e vive com o povo. 

 

No rito de ordenação, após a homilia, o bispo, com as mãos estendidas sobre os ordinandos, reza, pedindo a Deus que derrame sobre eles a força do Espírito Santo: “Ouvi-nos, Senhor, nosso Deus, e derramai sobre estes vossos servos a bênção do Espírito Santo e a força da graça sacerdotal, a fim de que acompanheis com a riqueza de vossos dons o que apresentamos à vossa solicitude para ser consagrado”.

 

 

Magno Valim Macena – “Anunciarei teu nome aos meus irmãos” (Sl 21,23)

Nascido na cidade de Goiás, criado no município de Faina, veio para Goiânia, na adolescência, estudar. O diácono disse que a princípio queria fazer a vontade de Deus entrando para o seminário para entender o chamado de Deus para a vida dele.

A vocação nasceu do exemplo de outras pessoas com quem ele teve convívio. Assim surgiu o questionamento sobre o que ele queria para a vida dele e também como responder ao chamado de Deus. Dessa forma, começou a fazer os encontros vocacionais. Depois do tempo de formação e a ordenação diaconal, agora está prestes a ser ordenado sacerdote.

De acordo com o diácono, o seu lema de ordenação significa o que ele quer fazer o resto da vida. “Depois de ter recebido esse anúncio, quero, pelo meu ministério, fazer este anúncio [para o] resto da minha vida.”

“Meu coração está cheio de gratidão, esse é o meu sentimento nestes dias que antecede a ordenação sacerdotal, porque tudo que acontece na minha vida é por graça de Deus [...] assim é que eu quero viver meu ministério, confiando na misericórdia de Deus e na ação do Espírito Santo.”

 

Valdeir Gomes Neves – “Estão em ti as nossas fontes” (Sl 86,7)

Nascido em Goiânia, o diácono Valdeir tem como paróquia de origem, onde fez os sacramentos da iniciação cristã, a Paróquia Nossa Senhora Rainha do Povo. “Desde criança queria ser padre, mas no período da adolescência isso parecia meio distante. Num período de férias, após a oração do Santo Terço, essa vontade voltou a arder em meu coração”, conta o diácono.

Ele lembra ainda que, após este Terço e o desejo de se tornar sacerdote aumentar, procurou seu pároco, que o encaminhou para a Pastoral Vocacional da Arquidiocese. Depois de participar dos encontros vocacionais, ele foi para o seminário.

O diácono explica que o lema escolhido por cada um é algo muito íntimo. Ele afirma que não se trata de escolher um trecho da Palavra de Deus, mas é Deus quem o escolhe por esse versículo. No caso do diácono Valdeir, ele entende que todas as nossas fontes estão em Deus, como por exemplo as águas do Santo Batismo, “onde me tornei filho de Deus e como filho quero responder ao chamado do meu Pai para realizar o que Ele quer de mim”, conclui o diácono

Manoel Rodrigues de Sousa Neto – “Teu amor vale mais que a vida” (Sl 64,4)

Nascido no interior do estado do Maranhão, na cidade de Arame, é o oitavo filho do casal Anísio de Sousa e Maria da Cruz. Veio para Goiânia estudar, cursou Administração, teve boa atuação nos grupos de jovens e como catequista na então Paróquia Sagrada Família, hoje Santuário-Basílica Sagrada Família, igreja que providencialmente o acolheu. Foi ordenado diácono e agora será ordenado sacerdote. Entrou no seminário em 2013 e, dentro do processo formativo, trabalhou também em algumas paróquias e pastorais que foram oferecidas pelo seminário.

“Teu amor vale mais que a vida”, tirado do livro dos Salmos no capítulo 64. O diácono conta que, em 1999, quando recebeu a eucaristia pela segunda vez, o amor de Deus o conquistou e como resposta a esse amor resolveu atender ao chamado de Deus em sua vida. “Agradeço muito à Renovação Carismática Católica, que tanto me ajudou na minha caminhada antes de ir para o seminário. Diante de tantos sonhos que tive para minha vida, resolvi realizar o sonho de Deus.”

 

Marcos Paulo Mota

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar