Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Centro Educacional Bilíngue de Surdos

23/09/2022

Centro Educacional Bilíngue de Surdos

Primeiro centro educacional bilíngue de surdos será inaugurado em Goiânia

Centro Educacional Bilíngue de Surdos - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na próxima segunda-feira, 26 de setembro, celebramos o Dia Nacional dos Surdos. A data foi comemorada pela primeira vez no Brasil, em 2018, como parte da Semana Internacional dos Surdos. Celebrar esse momento é importante para refletir e debater os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas em todos os contextos sociais.

 

Em Goiânia, a data será lembrada com a inauguração do primeiro Centro Educacional Bilíngue de Surdos do estado de Goiás. A missão da escola é atender o aluno surdo em todas as suas necessidades. A instituição já existia há mais de 30 anos como Centro Especial Elysio Campos. Neste ano, no dia 26 de setembro, a escola será inaugurada como Centro Educacional Bilíngue de Surdos de Goiânia.

 

A escola é preparada com toda a estrutura, metodologia e profissionais para atender a pessoa surda. Ser uma escola bilíngue de surdo significa que Libras será ensinada como primeira língua e o português escrito como segunda língua. “Os nossos profissionais são fluentes na Língua de Sinais, seja ele, professor ouvinte ou professor surdo, porque também é outro diferencial da nossa escola. Nós temos vários professores surdos, e o aluno surdo desde criança vai ter também uma referência de identidade”, ressalta a diretora.Alessandra Matos Terra

 

O Centro Educacional é mantido pela Associação dos Surdos de Goiânia, em convênio com a Secretaria Estadual de Educação. O processo para transformar a escola acontece há mais de 10 anos. A equipe estudou e visitou outras escolas e teve o apoio da Secretaria da Educação para efetivar a autorização e a regulamentação da estrutura da escola.

 

A instituição bilíngue segue o currículo com as adequações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta todas as escolas. Atualmente, o centro educacional atende 55 alunos, mas tem capacidade para atender mais de 100. A diretora, Alessandra Matos, explica um pouco o seu funcionamento. “No período matutino os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio são atendidos em suas séries. No período vespertino os alunos ficam para dois tipos de atendimento. Atendimento educacional especializado e alguns projetos voltados para arte, para o esporte, para que o aluno consiga ter uma educação integral. Para esse sujeito surdo poder se desenvolver em todas as suas potencialidades e áreas.”

 

Leonardo Rasmussen, presidente da Associação dos Surdos de Goiânia, é surdo e nos explica a importância de ter um Centro Educacional Especializado para a pessoa surda. Sara Raquel Nascimento da Silva, intérprete de Libras, auxiliou-nos na entrevista. “É muito importante que esses alunos surdos tenham a instrução em sua própria língua, para que eles possam ter um bom desenvolvimento. Infelizmente a gente sabe que às vezes as escolas não disponibilizam intérpretes para que o aluno possa se desenvolver melhor. Então, aqui na escola, nós temos essa disponibilidade, além dos professores saberem a língua. Além disso, também temos o curso de Língua Brasileira de Sinais com todos os módulos, onde as famílias e os próprios alunos, se não tiverem contato com a língua, podem desenvolver e aprender a Língua Brasileira de Sinais”, afirma o presidente.

Leonardo Rasmussen / Sara Raquel Nascimento da Silva

Para as famílias e alunos interessados em estudar no Centro Educacional é só entrar em contato com a secretaria da escola pelo telefone: (62) 3202-2845, ver a disponibilidade de vagas e realizar a matrícula. O Centro Educacional está localizado na rua 801, Chácara VI, S/N – Osvaldo Rosa, Goiânia – GO.

 

Gabriela Rodrigues

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar