4. Mês da Bíblia 2022

Mês da Bíblia 2022

A Igreja do Brasil nos convida a estudar o Livro de Josué no Mês da Bíblia

Mês da Bíblia 2022 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Em 2021, celebramos com muita alegria os 50 anos do Mês da Bíblia no Brasil, que teve início em Belo Horizonte com a iniciativa das Irmãs Paulinas, por ocasião do Jubileu de Ouro Arquidiocesano. Após um tempo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumiu este mês como uma proposta nacional à luz do Concílio Vaticano II que pedia: “para promover a reforma, o progresso e a adaptação da sagrada Liturgia é preciso fomentar aquele amor suave e forte pela Sagrada Escritura”.

Para comemorar os 50 anos do Mês da Bíblia foi escolhido como tema para estudo a Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema “todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d), extraído do “hino batismal”, quando Paulo afirma que todos são filhos e filhas de Deus. Este mês, dedicado à Palavra de Deus, tem vários objetivos como: desenvolver de diversas formas a presença da Palavra de Deus na ação evangelizadora da Igreja no Brasil; criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação; e facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades.

No dia 27 de janeiro de 2021, o Santo Padre, o Papa Francisco, em sua Audiência Geral com tema “A oração com as Sagradas Escrituras”, falou da necessidade da Palavra de Deus chegar ao coração. “As palavras das Sagradas Escrituras não foram escritas para permanecer presas nos papiros, nos pergaminhos ou no papel, mas para serem recebidas por uma pessoa que reza, fazendo-as brotar no próprio coração. A Palavra de Deus chega ao coração.” Nesta mesma audiência o Pontífice cita o Catecismo da Igreja Católica, em que se afirma: “A leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada de oração – a Bíblia não pode ser lida como um romance para que seja possível o diálogo entre Deus e o homem. Assim a oração te conduz, pois é um diálogo com Deus”.

Para 2022 o livro escolhido é o de Josué e o lema bíblico é “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9). Segundo o arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, Dom José Antônio Peruzzo, “foi preciso selecionar aqueles capítulos com mais densidade e afinidade temática para animar a fé dos homens e mulheres que hoje contam com a Palavra da Escritura para crer que Deus sempre esteve próximo dos seus eleitos”.

"O SENHOR, TEU DEUS, ESTARÁCONTIGO POR ONDE QUER QUE VÁS" (JS 1,9)

O Livro de Josué nos mostra um povo que caminhava distante da Lei, tanto no conhecimento quanto na prática ou anúncio. Na Reunião Mensal de Pastoral do mês de agosto, a professora Mariana Venâncio, membro da Comissão Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, disse que o Livro de Josué nos “Ensina, portanto, que a companhia da Lei é sinal do cumprimento das promessas de Deus e a garantia de um caminho de vida”.

A proposta do texto-base é ajudar a encontrar esperanças na leitura do Livro de Josué. Descobrir, em suas páginas, como é essencial na vida de toda pessoa ter onde pôr os pés e dizer: “esta é a minha casa”, “pode entrar, a casa é sua”, “este é o nosso lar”, “entre, a casa é simples, mas aconchegante”, “irmão, seja bem-vindo, a casa é nossa”. O texto-base também tem como meta ser um guia, um roteiro, para se ler e compreender esse importante livro histórico.

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, responsável pela elaboração do texto, dividiu-o em duas partes: a primeira nos apresenta uma visão panorâmica do Livro de Josué e nos dá chaves de leitura para uma melhor compreensão. A segunda parte nos oferece alguns episódios que são descritos na Sagrada Escritura.

O tema principal no Livro de Josué é o esforço empreendido pelas tribos israelitas na conquista e na ocupação das terras. O personagem principal de todo o livro é Josué, que, em hebraico, significa “O Senhor salva”.

Marcos Paulo Mota