4. Dia de oração pelos cristãos perseguidos

29/07/2022

Dia de oração pelos cristãos perseguidos

Vamos rezar pelas pessoas que sofrem perseguição religiosa?

Dia de oração pelos cristãos perseguidos - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Acontece, no dia 6 de agosto, a 8ª edição do Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos. A data é promovida pela Fundação Pontifícia ACN (Aid to the Church in Need – Ajuda à Igreja que Sofre), e apoiada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A fundação ACN tem sede no Vaticano e sua missão é dar assistência à Igreja onde ela é mais carente ou perseguida. Neste dia de oração, a ACN convida todas as paróquias e comunidades do país a participar, pois, “Rezar é dizer que nos importamos e que estamos ao lado dos irmãos que pagam um alto preço por acreditarem em Jesus”.

A iniciativa de um dia de oração pelos cristãos perseguidos acontece desde 2014, quando milhares de cristãos do norte do Iraque foram expulsos por terroristas do grupo Estado Islâmico. Hoje, de acordo com a Lista Mundial de Perseguição 2022, da Organização Cristã Portas Abertas – Open Doors, o Iraque ocupa a 14ª colocação entre os países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus.

Por meio da ACN, a ajuda material da Igreja Católica chega a mais de 130 países. A fundação está a serviço do Papa Francisco, tornando possível o seu pedido de fazer uma Igreja mais próxima dos necessitados, pobres e excluídos.

Lista Mundial de Perseguição

Segundo a Organização Portas Abertas, “a perseguição aos cristãos é definida como qualquer hostilidade às pessoas que se identificam como cristãs, de todas as denominações e também que não pertencem a uma denominação específica”. Essa descrição que é base para o trabalho da Portas Abertas também inclui atitudes hostis, palavras e ações contra os cristãos.

A primeira Lista Mundial de Perseguição foi publicada pela Organização Portas Abertas em 1993. O relatório é anual e o seu intuito é monitorar e medir a perseguição aos cristãos no mundo. A pesquisa deste ano apontou que houve um aumento de aproximadamente 20 milhões de cristãos perseguidos no mundo, desde o relatório de 2021, chegando a mais de 360 milhões de pessoas que enfrentam esse tipo de violência.

A lista apresenta um ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos. Esses países são classificados pelo nível de hostilidade, ou seja, perseguição extrema e severa. Deste relatório, 11 países registram perseguição extrema. Pela primeira vez, o Afeganistão ocupa a primeira posição da lista e a Coreia do Norte, que por 20 anos apareceu no relatório como número 1, passa para a segunda colocação em 2022. A pesquisa também mostrou que um em cada sete cristãos enfrenta perseguição alta, severa ou extrema no mundo.

Veja algumas sugestões da Fundação ACN para realizar em sua comunidade:

1. Colar o cartaz na paróquia/comunidade e distribuir panfletos com a oração pelos cristãos perseguidos entre os agentes da pastoral.

2. Informar os fiéis sobre a realidade de perseguição a nossos irmãos em tantos países durante as celebrações. Para isso, disponibilizar dados atualizados e vídeos que podem ser utilizados tanto em formações como ao final das celebrações. São vídeos com informações e testemunhos daqueles que vivem heroicamente sua fé. Todo o conteúdo está disponível gratuitamente na página da fundação: www.acn.org.br/6deAgosto

3. Incluir uma oração pelos cristãos perseguidos nas orações dos fiéis e, se oportuno, no momento da oração do Pai-Nosso. Lembrar a assembleia daqueles que são perseguidos e sequer podem rezar o Pai-Nosso em público.

4. Estimular a oração do Terço pelos cristãos perseguidos entre os paroquianos. Se oportuno, realizar uma Adoração Eucarística.

Larissa Costa