4. Aconteceu o 7º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação

29/07/2022

Aconteceu o 7º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação

Aconteceu o 7º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Aconteceu, no período de 22 a 24 de julho, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), o 7º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom). O evento que tratou sobre a comunicação e sinodalidade foi marcado por dois momentos importantes: a escolha da nova coordenação nacional da Pascom e a apresentação do tema do próximo Mutirão de Comunicação (Muticom), que será realizado em 2023.

Mutirão Brasileiro de Comunicação

A 13ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação é o marco de um novo tempo do maior evento de comunicação eclesial do país. O tempo de pós-pandemia trouxe a todos uma nova realidade dos eventos de modo que, se antes era uma exceção, hoje é a regra: a possibilidade de estarmos reunidos de forma presencial e de forma virtual.

O tema escolhido para o próximo mutirão foi “Comunicar para a cultura do encontro”. Desta forma, o Muticom 2023 será híbrido, com comunicadores participando em João Pessoa e em qualquer lugar do Brasil e do mundo. Assim, apontamos para o futuro que não espera, mas que terá sempre a presença da Igreja viva, transformadora e a sua comunicação evangelizadora.

Nova coordenação

Durante o evento, foi apresentada a nova coordenação da Pascom Brasil para o período 2022-2026. A equipe é formada pelo coordenador-geral, reeleito para mais um mandato, Marcus Tullius, pela vice-coordenadora, Janaina Gonçalves, atual coordenadora da Pascom-Regional Leste 2, ambos de Belo Horizonte (MG), e pelo secretário-geral, Alex Ferreira, também coordenador da Pascom no Regional Nordeste 1, do Ceará. O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Mol, que também agradeceu a Patrícia Luz, o exercício da função de secretária-geral nos últimos quatro anos.

O processo de eleição aconteceu na sexta-feira, 22, durante a reunião anual de coordenadores regionais, assessores eclesiásticos e bispos referenciais. Os presentes, após avaliação da caminhada nos últimos quatro anos, fizeram votação em lista tríplice, que foi posteriormente avaliada e confirmada pelos membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.

Pascom Brasil