4. O Sagrado Coração de Jesus recorda o amor de Deus por nós

24/06/2022

O Sagrado Coração de Jesus recorda o amor de Deus por nós

O Sagrado Coração de Jesus recorda o amor de Deus por nós - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O mês de junho é repleto de comemorações religiosas por conta das festas juninas, nas quais celebramos Santo Antônio, São João e São Pedro e São Paulo. Além desses santos, que têm uma grande devoção popular, também celebramos solenemente o Sagrado Coração de Jesus, uma das devoções mais antigas da nossa Igreja.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus começou a ser propagada por uma grande santa da Igreja, Santa Margarida Maria Alacoque, monja consagrada na Ordem da Visitação, que, fundada por São Francisco de Sales, possui um papel muito importante na história da Igreja no que se refere à moral cristã e ao amor a Cristo. Uma experiência mística de Santa Margarida, por visões que se deram entre 1673 e 1675, iniciou a devoção que foi se difundindo na França.

O Dia do Sagrado Coração de Jesus foi instituído como solenidade em 1856 pelo Papa Pio IX, que também fixou uma data para que ela seja celebrada, sempre às segundas sextas-feiras, após a Solenidade de Corpus Christi. Como essa solenidade sempre acontece no mês de junho, a Igreja reserva este mês para se celebrar o Coração de Jesus. Nesse período, muitas igrejas destacam a imagem do Sagrado Coração de Jesus.

As devoções, tanto ao Sagrado Coração de Jesus quanto ao Imaculado Coração de Maria, nos remetem ao amor de Deus pelo mundo. O Sagrado Coração foi transpassado pela lança na Paixão do Senhor e dele saiu sangue e água, o que representou a misericórdia derramada sobre nós. E o Imaculado Coração de Maria, com que ela amou a Deus e se doou à obra salvadora do filho.

Santa Margarida Maria teve várias visões do Sagrado Coração de Jesus, quando o senhor lhe fez as seguintes promessas:

1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”.

2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”.

3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.

4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.

5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.

6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimento”.

7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”.

8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.

9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”.

10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.

11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”.

12ª Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

O Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração, como o próprio nome indica, tem como missão orar e difundir a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O movimento foi fundado na França em 1844, mais precisamente na cidade de Vals, por um grupo de jovens Jesuítas. Quem participa desse movimento tão bonito da nossa Igreja, que reza pela santificação do clero e também pelas intenções do Santo Padre, o Papa, deve ter como programa a vida eucarística intensa, a devoção a Maria, a súplica e a reparação em união com o sacrifício eucarístico, a Adoração ao Santíssimo e a Santa Missa. As primeiras sextas-feiras de cada mês são dedicadas ao Sagrado Coração, e os membros do Apostolado da Oração se reúnem para participar da Santa Missa neste dia.

Marcos Paulo Mota