4. Começa a Festa do Divino Pai Eterno 2022

24/06/2022

Começa a Festa do Divino Pai Eterno 2022

Começa a Festa do Divino Pai Eterno 2022 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A festa em louvor ao Divino Pai Eterno 2022, que teve início no dia 24 de junho, vai até o dia 3 de julho. Neste ano, ela terá como tema “Pai Eterno, fazei novas todas as coisas”. Depois de dois anos, a festa volta a ser presencial e a organização preparou uma programação diferente. Porém, antes de falarmos sobre isso, vamos conhecer como surgiu a devoção ao Divino Pai Eterno.

Para conhecer melhor a história da origem da Festa do Divino Pai Eterno, que em 2022 completa 182 anos, convidamos o padre redentorista Welinton Pereira Silva, colaborador do Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade.

Padre, como surgiu a devoção ao Divino Pai Eterno?

A Romaria do Divino Pai Eterno completa, neste ano de 2022, 182 anos. A contagem se inicia em 1840, data que se convencionou o encontro do medalhão, segundo os relatos mais antigos. A partir do achado do medalhão com a oração do terço na casa de Constantino Xavier, e depois numa pequena capela coberta com folhas de Bacuri, foi aumentando o número de fiéis, mês a mês, ano após ano, que vinham à antiga Barro Preto, para festejar aquela figura, que foi chamada por Constantino, de Divino Padre Eterno. Ao incluir essa invocação, as pessoas também começaram a chamá-la assim.

Então, inicialmente a imagem era chamada de Divino Padre Eterno?

Sim, mas a imagem é da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora, representando, especificamente, o quinto mistério glorioso do Terço Mariano.

Conte aos nossos leitores sobre o marco da Romaria do Divino Pai Eterno.

Com o aumento do fluxo de fiéis, Constantino Xavier foi até a antiga Meia Ponte, hoje cidade de Pirenópolis, encomendar ao santeiro José Joaquim da Veiga Valle a feitura, por assim dizer, de uma restauração do medalhão. Não se sabe o porquê, mas o santeiro José não quis fazer a restauração do medalhão. Porém, fez uma encarnação (entalhamento), em madeira de cedro, da figura que estava ali no medalhão. Conta a história que Constantino, quando foi buscar o medalhão, chegou até lá e não possuía dinheiro para pagar a estátua. Assim, ele deixou o seu cavalo e foi a pé para Trindade, a então Barro Preto. Então, pode-se dizer que ele é o primeiro romeiro que traz a imagem do Divino Pai Eterno, colocada na casa de oração e depois na primeira capela. Portanto, podemos dizer que esse foi o início da Romaria do Divino Pai Eterno.

O padre explicou também que uma romaria se inicia a partir de um movimento do povo, que reconhece e é atraído para um fenômeno religioso. E em Trindade foi diferente.

Festa do Divino Pai Eterno 2022

Em 2022, apesar do afrouxamento das restrições devido à pandemia, a Festa do Divino Pai Eterno terá uma programação diferente dos outros anos. Como é de conhecimento público, a cidade de Trindade receberá, durante a festa, milhares de pessoas por dia. Como prevenção, além de orientar que os romeiros usem máscara e álcool em gel, as celebrações das 6h da manhã e da novena das 19h30 serão realizadas no altar monumental, na praça externa do Santuário-Basílica, pois são as celebrações que recebem o maior número de pessoas.

O padre Welinton fala sobre a precaução dos colaboradores durante a festa. “Todos os nossos funcionários atenderão e trabalharão usando máscaras, buscando dar o exemplo para os romeiros que virão à cidade de Trindade”, explica.

Além disso, o padre pede para que as pessoas, antes de ir à festa, atualizem o cartão vacinal. “Procurem fazer sua parte, para que a gente tenha uma festa segura”. Ele salienta que essa é a romaria da retomada. “Ela retoma o espaço da fé das pessoas, desse contato íntimo com Deus de que, de alguma forma, tanta gente já estava sentindo falta, e isso agora se tornará mais realidade”, explana.

A festa de 2022 estará em um momento novo, jamais vivido antes, por isso o padre deixa uma mensagem. “Nós vivemos nesse momento novo, momento novo de cuidado na saúde, momento novo de vivência na fé. Assim, pedimos ao senhor que nos console, nos conforte naqueles que foram ceifados, tendo a certeza de que o Senhor também deseja que nós vivamos e cresçamos em comunidade, na experiência que cada um terá vindo à nossa querida Trindade. Sejam bem-vindos”.

24 de junho - Sexta-Feira

6h – 13ª Romaria dos Militares – Trevo de Goiânia

11h – Missa dos Militares – Santuário Basílica

16h – 6ª Romaria da Vila São Cottolengo – Trevo de Goiânia