4. Solenidades, Festas e Memórias

20/06/2022

Solenidades, Festas e Memórias

Solenidades, Festas e Memórias - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

As celebrações dentro do ano litúrgico são comemoradas em três categorias ou graus dentro de uma hierarquia: Solenidades, Festas e Memórias. A Igreja tem seu caminho de fé marcado por momentos que possam conduzir os fiéis ao encontro com a pessoa de Jesus Cristo.

Nas solenidades, celebramos os principais mistérios da nossa fé, tais como a Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pentecostes, a Santíssima Trindade. Celebramos também como Solenidade a vida de Santos como São José, esposo de Maria, a natividade de São João Batista e a Imaculada Conceição de Maria. Pelos exemplos citados, percebemos a importância dessas solenidades para a vida e a fé da Igreja.

Nas Solenidades, temos no rito, os mesmos elementos básicos do domingo: primeira leitura, Salmo, segunda leitura, Evangelho e a profissão de fé com a oração universal.

Nas Festas, celebramos um mistério ou título do Senhor, de Maria Santíssima e dos santos de particular importância, obedecendo uma hierarquia segundo julga a Igreja.

Geralmente a celebração da Memória é de um santo. Nessa ocasião, celebramos, também, algum aspecto da vida de Jesus e de Nossa Senhora. A memória facultativa do Santo Nome de Jesus e do Imaculado Coração de Maria são exemplos para nós.

As Solenidades, Festas e Memórias são importantes na vida da Igreja, todas elas celebram o mistério pascal de nosso Senhor Jesus Cristo.

Padre José Luiz da Silva
Reitor dos Seminários Maior Interdiocesano São João Maria Vianney; Menor Arquidiocesano São João Paulo II; e Propedêutico Santa Cruz.