4. Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida completa 100 anos

06/05/2022

Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida completa 100 anos

Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida completa 100 anos - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Neste ano, o município de Aparecida de Goiânia completa 100 anos. A história e criação da cidade está diretamente ligada à Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, também conhecida pela população local como Igreja Matriz de Aparecida de Goiânia. A Igreja é o marco do nascimento do município, a pedra fundamental da cidade inclusive está localizada na praça onde fica o Santuário.

No ano de 1922, o padre missionário redentorista, José Francisco Wand, visitou a fazenda de José Cândido de Queirós e no local rezou uma Santa Missa. O padre viu a necessidade de que a região precisava de um local para acolher a comunidade local para comunhão, confissão, batizados, isto é, uma igreja.

Visando essa necessidade, o senhor José Cândido de Queirós e outros três benfeitores, Abrão Lourenço de Carvalho, Antônio Batista de Toledo e Benedito Batista de Toledo, doaram terras para a fundação de uma igreja, nascendo assim, como é conhecida hoje, a Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Sr. José Cândido de Queiroz e a Sra. Maria Elias de Jesus

A primeira Santa Missa campal aconteceu no dia 3 de maio de 1922. Para isso, foi providenciada uma cruz de aroeira. A celebração foi presidida pelo padre redentorista na Fazenda Santo Antônio, que pertencia a José Candido. Mais tarde, essa cruz foi transportada e fixada onde hoje é a praça que a igreja matriz foi construída. Vale lembrar que após 100 anos a cruz continua no mesmo lugar, fazendo memória ao acontecimento.

A igreja nasceu com o nome de Capela da Padroeira do Arraial. Inicialmente, o local para receber os fiéis surgiu de forma modesta. Era apenas um rancho de madeira, coberta com palha de bacuri. No dia 11 de maio de 1922, foi realizada a segunda missa, e neste mesmo ano foi iniciada a construção da igreja, que foi finalizada no ano de 1923.  Depois disso, a cidade foi crescendo e se desenvolvendo. Já foi município de Hidrolândia, depois de Goiânia, até que em 1963 a cidade de Aparecida de Goiânia foi emancipada.

O Centenário

Como o marco do nascimento de Aparecida de Goiânia se deu através da fundação da igreja, no ano passado foi realizado uma Santa Missa campal na Paróquia e Santuário, para abrir as festividades do centenário da cidade. Na época, a celebração foi presidida pelo então arcebispo da Arquidiocese de Goiânia, Dom Washigton Cruz.

Na ocasião, o prefeito da cidade à época, Gustavo Mendanha, falou sobre a importância da abertura das festividades a serem realizadas naquele local. “Aparecida nasceu no âmbito da religiosidade”, a fala dele faz menção à primeira missa campal realizada pelos fundadores do município. Na ocasião, o prefeito assinou uma ordem de serviço para a contratação de uma empresa que ficou responsável pela restauração da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Curiosidades

- No ano de 2018, a paróquia recebeu o título de santuário. Sendo assim, o quarto santuário da Arquidiocese de Goiânia.

- A paróquia foi construída em estilo colonial, feita de tijolos de adobe e madeira de aroeira, estes materiais foram doados pelos fazendeiros da época.

- Em 1985, a igreja teve seu tombamento municipal reconhecido pelo Ministério Público de Goiás.

- A estrutura da igreja é a mesma de sua fundação. Porém, em determinado momento da história, os pisos originais de madeira foram trocados por cerâmicas. Entretanto, em 1993, o prédio passou por uma restauração, em que os pisos de madeira foram novamente reinstalados.

- A administração da igreja ficou por responsabilidade dos missionários redentoristas até 1967.

- O estilo do altar tem influência europeia.

Suzany Marques