3. Notícias
  4. Vocação acertada, vida feliz!

29/04/2022

Vocação acertada, vida feliz!

O trabalho da Pastoral Vocacional na Arquidiocese de Goiânia

Vocação acertada, vida feliz! - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Pastoral Vocacional (PV) é uma das estruturas pastorais da nossa Arquidiocese que junto às outras constitui a Igreja Particular de Goiânia. Essa pastoral tem o objetivo de acompanhar os jovens, moças e garotos, que se sentem inquietos vocacionalmente. De acordo com o coordenador da pastoral, padre Fênykis de Oliveira, eles tentam dar ao jovem “elementos suficientes para que consigam discernir a vocação, a vontade de Deus para suas vidas”.

As atividades da PV são específicas, tanto por faixa etária, quanto para grupo específico. O coordenador da pastoral explica: “para os rapazes nós temos alguns encontros, para aqueles que têm menos de 16 anos e para os que tem mais de 17, com possibilidades específicas, seja de um seminário menor, seja do seminário Santa Cruz”. Para as moças, existe o “Fiat”, um encontro específico que acontece uma vez por semestre para jovens de 15 a 35 anos. “Ele vai acontecer no próximo domingo, dia 1º de maio, no convento das Irmãs Franciscanas da Mãe Dolorosa”. No encontro é dado alguns elementos que permitam às jovens reconhecer o chamado de Deus, e assim, “serem posteriormente acompanhadas pela Pastoral Vocacional ou por uma das congregações que estará presente no evento, caso ela se sinta interessada”, conta o padre.

Além dos encontros, a pastoral também possui três pontos de atendimento vocacional:

- Paróquia São João Batista, no setor Colina Azul, em Aparecida de Goiânia: Terça-feira, das 18 às 21 horas;

- Paróquia Universitária São João Evangelista, no setor Leste Universitário: Quarta-feira, das 19 às 21 horas;

- Santuário-Basílica Sagrada Família, na Vila Nova Canaã: Sexta-feira, das 18 às 21 horas, no confessionário 2, ao lado da capelinha;

- Aos que não conseguem ir aos pontos de atendimento, os membros da pastoral se dispõem a ir às suas casas e tirar as dúvidas. Os contatos são: 3203-1347 ou contato@vocacionalgoiania.com.br

O padre coordenador da pastoral explica que a Arquidiocese de Goiânia se preocupa muito com a vocação dos nossos jovens e em ter padres que continuem suscitando, mantendo e alimentando a vida e a missão da Igreja. Disse também que o arcebispo Dom João Justino tem se reunido com os membros da pastoral e a acompanhado de perto. A pedido de Dom João, a pastoral “começa a se reestruturar, pensando justamente em dar ênfase ao trabalho vocacional e aos jovens que se sentem inquietos quanto à sua vocação e a vontade de Deus para as suas vidas”, explica o padre.

Datas Importantes

Coleta Arquidiocesana:  No dia 8 de maio, Domingo do Bom Pastor, acontece a Coleta Arquidiocesana para a pastoral Vocacional. De acordo com o padre Fênykis, “ela é direcionada à OVS, Obra das Vocações Sacerdotais, que é um organismo de leigos que se juntam e, mensalmente, contribuem com a formação do sacerdote, com a formação dos padres”. Neste dia todas as coletas realizadas nas paróquias da Arquidiocese são revertidas para o Seminário Menor São João Paulo II, de modo especial à OVS. O coordenador da pastoral fala que a generosidade das pessoas “é o que mantém as nossas atividades, tanto da pastoral vocacional, quanto da formação dos seminaristas no Seminário Menor São João Paulo II”.

Mês Vocacional:  Em 1981 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, instituiu agosto como o Mês Vocacional, com o objetivo de ser um tempo totalmente dedicado às vocações. Após dois anos de pandemia, padre Fênykis explica que a Romaria Vocacional volta a acontecer em 2022. O evento será no dia 27 de agosto.

Ano Vocacional do Brasil:  Em novembro de 2022, dia da Festa de Cristo Rei, tem início o terceiro Ano Vocacional no Brasil, que se encerra no dia 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora 40 anos do primeiro ano dedicado à promoção das vocações no país. O tema, “Vocação: Graça e Missão”, escolhido pela Comissão Central do Ano Vocacional, se baseia na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, com o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”.

No dia 7 do mês de maio acontece a primeira formação para o Ano Vocacional no Brasil. O evento promovido pela CNBB do Regional Centro-Oeste será para membros de equipes vocacionais. Para mais informações entre em contato pelo número: (62) 9341-0668.

“Não tenham medo de aceitar o desafio de anunciar ainda a vocação à vida consagrada e ao ministério ordenado. A Igreja necessita desta vocação!” Papa Francisco

Larissa Costa

Aceitar e Fechar