4. Terceiro Domingo do Tempo Comum é dedicado à Palavra

21/01/2022

Terceiro Domingo do Tempo Comum é dedicado à Palavra

Domingo da Palavra de Deus

Terceiro Domingo do Tempo Comum é dedicado à Palavra - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

No dia 23 deste mês a Igreja celebra o Domingo da Palavra. Esse dia foi instituído pelo papa Francisco, na Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio Aperuit Illis, em setembro de 2019, e é comemorado no Terceiro Domingo do Tempo Comum desde então. “Portanto estabeleço que o 3º Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus. Este Domingo da Palavra de Deus colocar-se-á, assim, num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos.”

O Santo Padre explica que a dedicação de um domingo à Palavra de Deus faz a Igreja reviver o gesto do Ressuscitado “que abre, também para nós, o tesouro da sua Palavra” para que possamos ser no mundo mensageiros desta riqueza que não se acaba. “Possa o domingo dedicado à Palavra fazer crescer no povo de Deus uma religiosa e assídua familiaridade com as Sagradas Escrituras, tal como ensinava o autor sagrado já nos tempos antigos: esta palavra ‘está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a praticares’ (Dt 30,14)”.

Neste Domingo, em particular, será útil colocar em evidência a sua proclamação e adaptar a homilia para se pôr em destaque o serviço que se presta à Palavra do Senhor. Neste Domingo, os bispos poderão celebrar o rito do Leitorado ou confiar um ministério semelhante, a fim de chamar a atenção para a importância da proclamação da Palavra de Deus na liturgia (Aperuit Illis, n. 3)

Celebração no Vaticano

Neste 3º Domingo da Palavra de Deus, às 9h30, o papa Francisco irá celebrar na Basílica de São Pedro. Durante a celebração, os ministérios do Leitorado e do Acolitado e também o ministério de catequista serão confiados aos fiéis leigos, homens e mulheres. Cada um dos ministérios é conferido por meio do rito preparado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, apresentado pela primeira vez.

Os candidatos do ministério do Leitorado serão chamados e apresentados à Igreja e, após a homilia, receberão uma bíblia, a Palavra de Deus que são chamados a anunciar. Aos catequistas é confiada uma cruz para recordar o caráter missionário do serviço a que estão se preparando. Para representar o Brasil, foram convidados dois catequistas da Diocese de Luziânia: Wanderson Correia, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Luziânia, e Regina de Sousa, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Valparaíso de Goiás.

Larissa Costa