4. Começamos a viver o Tempo Comum

Começamos a viver o Tempo Comum

Tempo Comum

Começamos a viver o Tempo Comum - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Nesta segunda-feira, dia 10, começamos a vivenciar o Tempo Comum. Este tempo litúrgico é caracterizado pela cor verde e compreende 33 ou 34 semanas. Padre João Batista de Lima, coordenador da Liturgia, explica que este tempo é dividido em duas partes. “A primeira parte começa no dia seguinte à celebração da Festa do Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quarta-feira de Cinzas, quando começa a santa Quaresma.” Já a segunda parte nós vivenciamos depois do Ciclo Pascal. Ela tem início na segunda-feira após Pentecostes e se estende até a Festa de Cristo Rei. Conforme o professor Felipe Aquino, “a primeira parte é um momento de escuta da Palavra e do anúncio do Reino de Deus”, e a segunda, é o tempo de “pôr em prática a vivência do Reino”.

De acordo com o coordenador da Liturgia, a tônica das 33 ou 34 semanas do Tempo Comum é baseada pela leitura contínua do Evangelho do ano. “Para nós, neste caso, que estamos no Ano C, a leitura contínua é do Evangelho de Lucas.” No Guia litúrgico-pastoral da CNBB compreendemos que, neste tempo, “cada texto do Evangelho proclamado nos coloca no seguimento de Jesus Cristo, desde o chamamento dos discípulos até os ensinamentos a respeito dos fins dos tempos”.

O padre João Batista fala que devemos experienciar o Tempo Comum pela Lectio Divina, vivendo a Palavra de Deus, especialmente os domingos, e deixando que esta Palavra conduza os nossos passos. Também temos as festas do Senhor e a comemoração das testemunhas do Mistério Pascal (Maria, Apóstolos e Evangelistas, depois Santos e Santas).

Solenidades do Senhor no Tempo Comum

Quatro celebrações acontecem no Tempo Comum. Elas são móveis porque a sua data depende da Páscoa:

Santíssima Trindade: é celebrada no domingo seguinte ao de Pentecostes (12/6);

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo: a Solenidade de Corpus Christi acontece na quinta-feira após a celebração da Santíssima Trindade (16/6);

Sagrado Coração de Jesus: acontece na segunda sexta-feira após a Festa de Corpus Christi (24/6);

Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo: é celebrada no último domingo do Tempo Comum, ou seja, no 34º domingo (20/11).

Larissa Costa