4. Visita de Dom João Justino a Goiânia

Visita de Dom João Justino a Goiânia

Eu vim para servir

Visita de Dom João Justino a Goiânia - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na quinta-feira, 16 de dezembro, o arcebispo eleito da Arquidiocese de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, esteve em Goiânia para conhecer a residência episcopal, onde irá morar e também a Cidade da Comunhão (Centro Pastoral Dom Fernando). Logo nas primeiras horas do dia, Dom João presidiu a Santa Missa no Seminário Propedêutico Santa Cruz, com a presença dos seminaristas; diáconos; padres formadores, José Luiz da Silva e Pedro Fleury; de monsenhor Lino. Ele destacou que é preciso ânimo, coragem e disposição para ir ao encontro, viver a Igreja missionária.

Durante o café da manhã no seminário, ele teve a oportunidade de uma conversa mais descontraída. A manhã seguiu com reuniões importantes para este momento inicial, primeiramente com os reitores dos três seminários: Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney, Seminário Propedêutico Santa Cruz, Seminário Menor Arquidiocesano São João Paulo II. Em seguida, encontrou-se com os membros da reitoria da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Depois, reuniu-se com Dom Washington Cruz, administrador apostólico, e Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar. Na oportunidade, trataram de questões diversas, principalmente relacionadas à mudança de Dom João para a capital goiana, à cerimônia de posse canônica e assuntos pastorais.

Encerrando a manhã, Dom João teve o primeiro contato com o clero da Arquidiocese no Auditório Mãe da Igreja. Após uma fala inicial de Dom Washington, o arcebispo eleito dirigiu palavras de fraternidade, alegria e encorajamento para a missão. Em seguida, eles almoçaram e Dom João recebeu os cumprimentos.

Antes de ir ao aeroporto, o arcebispo eleito conheceu a Catedral e a Cúria Metropolitana. Na despedida, agradeceu a acolhida fraterna e ressaltou que já sente no coração um desejo crescente pelo início da missão na Arquidiocese de Goiânia e pediu orações para que conclua bem sua missão na Arquidiocese de Montes Claros e chegue nesta Igreja Particular com bastante ânimo, vigor, esperança e coragem para servir a todos!

A posse canônica de Dom João Justino de Medeiros será no dia 16 de fevereiro de 2022, às 18h, no Santuário-Basílica Sagrada Família.

Talita Salgado