4. Neste domingo acendemos a segunda vela do Advento

03/12/2021

Neste domingo acendemos a segunda vela do Advento

“Deus mostrará teu esplendor, ó Jerusalém, a todos os que estão debaixo do céu” (Baruc 5,3)

Neste domingo acendemos a segunda vela do Advento - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Depois de um ano caótico e atribulado que, de certa forma, ainda estamos vivendo, podemos encontrar conforto quando paramos para ler, orar e refletir sobre o Tempo do Advento. Um tempo em que os cristãos aguardam ansiosamente a celebração do nascimento de Cristo.

Neste domingo, acendemos a segunda vela da Coroa do Advento e nos deparamos com a oportunidade de limpar nosso coração na espera fiel de celebrar o mistério do nascimento de Cristo e nos preparar para sua segunda vinda. Uma oportunidade pertinente para refletir sobre as maneiras pelas quais as profecias foram cumpridas e ponderar o que o futuro − prometido a nós por meio de profecias − trará.

Podemos resumidamente entender a liturgia deste 2º Domingo do Advento que apresenta o anúncio da salvação. A profecia do Profeta Baruc (5,1-9) anuncia a salvação por meio da vinda de Deus, que vem refazer sua aliança com o povo através da misericórdia e da justiça. Nossa resposta será conforme o salmista: “Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!” (Sl 125,3). A segunda leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses (1,4-6,8-11) afirma que a salvação é um dom anunciado a todos, mas requer uma mudança de mentalidade marcada pelo amor fraterno. O Evangelho segundo São Lucas (3,1-6) nos convida a trilhar o caminho da conversão para acolhermos a salvação que virá por meio de Jesus Cristo. A citação de Isaías, mencionada no Evangelho de São Lucas, convida-nos a preparar as veredas do nosso coração, aplainar os caminhos acidentados de nossa sociedade marcada pela violência, pelo ódio, pela intolerância e proclamar a salvação que vem de Deus e se revela em Jesus Cristo.

Diante deste apelo de João Batista, nós também somos chamados a nos perguntar:

Quais os tipos de “veredas” que precisam ser endireitadas em minha vida?

Existem “caminhos” irregulares que precisam ser aplainados em minha família, trabalho, comunidade e na sociedade em geral, para estarmos prontos para receber o Senhor que vem?

É preciso deixar a alma limpa, o coração livre de todas as marcas que o pecado deixa em nós. Busquemos o Sacramento da Confissão, preparemos nosso coração para a celebração da chegada de Jesus como um presente para toda a humanidade. Vamos despertar em nossos corações e lares um sentimento de expectativa. Que o espírito de Deus transforme os dias que antecedem o Natal em um tempo de santa antecipação.

2º Domingo do Advento - 5 de dezembro

- Somos todos chamados à conversão;

- "Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas";

- Reconciliação com Deus – Buscar o Sacramento da Confissão;

- A segunda vela da Coroa do Advento é acesa como sinal do processo de conversão que estamos vivendo.

“Todas as pessoas verão a salvação de Deus"

Fernanda Freitas