4. Dia 1º de dezembro o mundo celebrou a luta contra a Aids

02/12/2021

Dia 1º de dezembro o mundo celebrou a luta contra a Aids

Dia 1º de dezembro o mundo celebrou a luta contra a Aids - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Em 1º de dezembro se celebra, em todo o mundo, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Segundo a Sociedade Brasileira de Patologia, a história da epidemia da Aids teve início em junho de 1981, quando cinco pacientes apresentaram sintomas da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Na Arquidiocese, temos a Pastoral da Aids, que desenvolve ações estratégicas de incentivo ao diagnóstico precoce, mobilizando as comunidades e dialogando sobre a importância de fazer o teste. A pastoral também participa dos conselhos de saúde e outros espaços de incidência política. Atualmente, a Pastoral da Aids está presente em oitos paróquias e possui 22 agentes.

O tema para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi “Zero Discriminação, Zero Infecções e Zero Mortes”. Para celebrar este dia, o bispo referencial para a Pastoral da Aids, Dom Luiz Antônio Ricci, presidiu a Santa Missa na Basílica-Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte (CE). Aqui, na Arquidiocese, os agentes da pastoral participaram da celebração no Santuário-Basílica Sagrada Família, presidida pelo padre Rodrigo de Castro, assessor da pastoral.

Campanha Dezembro Vermelho

Dezembro Vermelho é uma campanha que foi instituída pela Lei n° 13.504/2017. Ela marca a grande mobilização contra o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A campanha também propõe a desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/Aids, chamar atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.