4. A atuação educacional dos franciscanos menores em Anápolis na década de 1940

26/11/2021

A atuação educacional dos franciscanos menores em Anápolis na década de 1940

Série História da Igreja em Goiás

A atuação educacional dos franciscanos menores em Anápolis na década de 1940 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Os franciscanos menores chegaram a Anápolis em 1944. Além do trabalho pastoral paroquial, eles também assumiram a direção do Ginásio Arquidiocesano e Municipal de Anápolis (GAMA) em 15 de março de 1945, que até o atual momento estava sob a gestão da Mitra Arquidiocesana. Após iniciarem o trabalho, fizeram o pedido a Dom Emanuel Gomes de Oliveira para a mudança do nome do colégio. Por ser o primeiro estabelecimento de ensino desta congregação no Brasil, queriam que o ginásio recebesse o nome do Santo Fundador, São Francisco de Assis. Dom Emanuel consentiu e o nome do Ginásio foi mudado a partir daquele momento. Os frades ganharam de Jonas Duarte a doação de um grande terreno em um novo bairro que nascia em Anápolis, o Jundiaí, local em que foi construído o novo colégio.

Os franciscanos consolidaram o seu trabalho com educação em Anápolis, depois expandiram suas obras educacionais por outras cidades do estado de Goiás, onde se fizeram presentes, assumindo paróquias. Mas Anápolis sempre teve uma atenção maior. Nessa consolidação dos franciscanos na cidade, principalmente para cuidar da educação, eles buscaram ajuda das Irmãs Franciscanas de Allegany, em Nova Iorque, para auxiliá-los em Anápolis. Com o consentimento de Dom Emanuel, mais uma congregação feminina somaria forças para que a Igreja Católica em Goiás avançasse com a educação católica.

Além das irmãs salesianas que já estavam na cidade, chegou, em fevereiro de 1946, as Irmãs Franciscanas de Allegany, vindas dos Estados Unidos, para assumirem a Escola Paroquial de Sant’Ana, dirigida por uma leiga e supervisionada por Frei Celso Hayes. Os frades juntamente com as freiras franciscanas assumiram três escolas em Anápolis, o ginásio mais antigo e as escolas paroquiais de Sant’Ana e Santo Antônio. Além desses, existia o Ginásio Auxilium, que estava sob a direção das salesianas. Diante disso, num breve espaço de tempo, a Igreja Católica estava conduzindo quatro escolas em Anápolis. Para o contexto da época, considerando as grandes dificuldades, entendemos que esses acontecimentos se tornam marcantes para a história da Igreja Católica em Goiás. A existência de quatro colégios católicos na cidade demonstrava o desejo da Igreja de confirmar a sua força diante do avanço dos protestantes que acontecia nesta cidade e, ao mesmo tempo, nos leva a crer que a via utilizada para tal fim era a educação.

Pe. Maximiliano Costa
Mestre em História