4. Série Oração do Cristão

05/07/2021

Série Oração do Cristão

Oração a São Miguel Arcanjo: defendei-nos no combate!

Série Oração do Cristão - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

“Enfim, fortalecei-vos no Senhor, no poder de sua força; revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo. Pois a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, os espíritos malignos espalhados pelo espaço” (Ef 6,10-12).

Com este trecho da carta de São Paulo aos Efésios nos recordamos a quem nós estamos combatendo neste mundo. Por isso, diante deste combate que travamos diariamente contra as forças dos espíritos malignos, precisamos de apoio e suporte para combater e resistir a estes inimigos de nossa salvação.

Um grande defensor neste combate é o poderoso São Miguel Arcanjo, como podemos conferir no livro do Apocalipse de São João (cf. Ap 12,7). Assim, podemos invocá-lo em todos os momentos de luta contra as ciladas do diabo. Por esta razão, foi-se escrita uma oração a este Arcanjo, suplicando sua intercessão contra as forças malignas. Segue a oração:

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós príncipe da milícia celeste, pelo Divino Poder, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Esta oração a São Miguel foi composta pelo papa Leão XIII no dia 13 de outubro de 1884, exatamente 33 anos antes do Milagre do Sol, em Fátima. Nesse ano, após uma visão terrível de forças diabólicas prestes a serem soltas na Terra, o papa Leão XIII escreveu, de próprio punho, a oração a São Miguel, ordenando que ela fosse recitada logo em seguida a todas as Missas rezadas no rito latino. A oração ao Arcanjo tornou-se parte das chamadas “orações leoninas”, as quais foram deixadas de lado pela reforma litúrgica da década de 1960.

A oração a São Miguel Arcanjo, quando recitada, é um grande auxílio para obter a ajuda na batalha contra as forças das trevas e contra o espírito deste mundo. Dessa forma a oração nos fortalece para o combate espiritual, como nos exorta São Paulo na Carta aos Efésios.

Estamos vivendo tempos de muita batalha e forte confronto contra a fé e moral da Igreja. Por isso, precisamos nos defender desses inimigos que nos ameaçam diariamente. A oração é uma grande arma contra essas ameaças diabólicas.

Essa é uma oração de exorcismo contra as ciladas do diabo. Pode ser recitada por todos os fiéis ao longo do dia e nos momentos de grande tentação. É uma oração poderosa e eficaz, desde que unida à fé.

Portanto, para uma vitória no combate é preciso ter um bom exército, boas armas e uma ótima estratégia. Nós temos tudo isso com São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste. Por isso, o invoquemos com confiança recitando diariamente esta oração composta pelo papa Leão XIII.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!

Pe. Diêmersom Bento

Confira aqui as orações anteriores:

1º - Pai Nosso, a oração do senhor

2º-  Ave-Maria, a oração de exultação e súplica

3º - Salve Rainha: a oração de quem confia sua vida à proteção da Virgem Maria

4º - Eu creio: a profissão de fé cristã

- Santo Anjo do Senhor, companheiro de todo tempo

6º - “À vossa proteção”: a oração mariana mais antiga

7º - “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz” A oração simples

8º - Como “coisa e propriedade” Vossa!

9º - Pelo sinal da Santa Cruz: Livra-nos do mal

10º - Ave Regina Caelorum: Oração, poesia e canção

11º - Ato de Contrição: Dor da alma e abominação do pecado

12º -Tão Sublime Sacramento: libertando o cristão da escravidão do pecado