4. Irmãs do Imaculado Coração de Maria

23/07/2021

Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Religiosas que levam Maria como fonte de inspiração, um caminho seguro para crescer no amor e na adesão total a Jesus Cristo

Irmãs do Imaculado Coração de Maria - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria foi fundada no dia 8 de maio de 1849, no Rio de Janeiro, pela bem-aventurada Bárbara Maix. Em sua fundação, o principal objetivo das religiosas era de se dedicarem à educação de crianças e jovens, especialmente dos mais pobres. Hoje, elas assumiram a missão de inserção, de educação e assistência social, sempre focadas nos mais necessitados.

As irmãs levam o carisma da busca contínua da vontade de Deus, caracterizada pelo seguimento radical a Cristo, que veio para cumprir a vontade do Pai. Supõe uma atitude de total e permanente disponibilidade aos apelos da Igreja, em todo o momento histórico.

Já a espiritualidade das religiosas do Imaculado Coração de Maria é a cristocêntrica. Elas são convocadas a viver a fé, a exemplo de Maria, na intimidade com Deus, na abertura ao Espírito Santo, prontas a ouvir, a acolher e a responder às suas iniciativas. Segundo a mestra das noviças, Irmã Raimunda Alves de Sousa, “Encontramos no Imaculado Coração de Maria, nossa Padroeira, mãe e serva, uma fonte de inspiração e um caminho seguro para crescer no amor e adesão total à Pessoa de Jesus Cristo, único fundamento”. Sobre a dimensão vocacional e o chamado de Deus para as novas vocações a irmã explica: “Deus chama sempre. Temos vocacionadas, sim! Quando se semeia, cultiva, Deus dá a graça. Temos vocações nos diversos lugares onde atuamos. Somos muito gratas à graça de Deus!”

Na Arquidiocese de Goiânia, a congregação chegou no dia 11 de fevereiro de 1975, atendendo à solicitação do arcebispo Dom Fernando Gomes. Chegaram com o objetivo de atender à Pastoral Paroquial e à formação das vocações. Atualmente, as irmãs estão presentes nas pastorais das paróquias em Aparecida de Goiânia, sendo elas: Paróquia Sagrada Família, no Parque das Nações; a Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Centro. Hoje, a Arquidiocese conta com cinco irmãs e três noviças. As comunidades do estado de Goiás fazem parte da Província Nossa Senhora de Guadalupe, que tem como coordenadora provincial a Ir. Eurides Alves de Oliveira e como superiora geral a Ir. Maria Freire da Silva.

Já no mundo, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria são cerca de 550 religiosas, organizadas em duas províncias, a Província Nossa Senhora de Guadalupe, com sede em São Paulo (SP), e a Província Maria Mãe de Deus, com sede em Caxias do Sul (RS). A sede geral está localizada em Porto Alegre (RS). A congregação está presente de norte a sul do Brasil, com representações nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Fora do país estão concentradas no Haiti, Bolívia, Paraguai, Argentina, Moçambique, Angola e Itália.

Uma curiosidade sobre as religiosas é que sua fundadora, Bárbara Maix, se tornou bem-aventurada no dia 6 de novembro de 2010 e, atualmente, está em processo de canonização.

Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Comunidade Bárbara Maix

Superiora: Ir. Luiza Pozoco

Endereço: Rua Nossa Senhora Auxiliadora, Qd. 11, Lt. 7 – Setor Central – 74980-080 – Aparecida de Goiânia-GO