4. Congregação de Nossa Senhora

Congregação de Nossa Senhora

Cônegas de Santo Agostinho

Congregação de Nossa Senhora - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Religiosas educadoras na diversidade dos espaços de missão

Vindas da inspiração de Alix Le Clerc, em 1597, a Congregação de Nossa Senhora Cônegas de Santo Agostinho existe há mais de 420 anos e está presente em 12 países. No final do século XVI, a educação das meninas era praticamente inexistente. Os fundadores da congregação, Pierre Fourier e Alix Le Clerc, conscientes dessa urgência, quiseram ensinar as meninas pobres e ricas, gratuitamente. Esse foi um projeto revolucionário na época. Uma verdadeira promoção da mulher, com vistas à transformação da sociedade.

A primeira escola gratuita para meninas foi inaugurada no ano de 1598, em Poussay, França. Em 1616, Pierre Fourier obteve a aprovação de Roma para as constituições da nova congregação. Em 1628, receberam o título de Cônegas de Santo Agostinho, para serem reconhecidas pela vida apostólica.

O carisma do grupo religioso é a Educação. “Vá, Faça-o Crescer” (Bem-Aventurada Alix Le Clerc). No Brasil, existe ao todo 65 irmãs espalhadas pelas cinco regiões do país. “São religiosas educadoras na diversidade dos espaços de missão (escolas da Rede Alix, centros sociais, catequese, universidade, favelas, aldeias, pastorais sociais no campo e na cidade)”, como explica irmã Maria Aparecida Cruz.

Existem poucas vocacionadas no Brasil. De acordo com irmã Maria Aparecida, nos últimos anos, o Nordeste tem sido o terreno fértil das vocações, mais precisamente a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. No Vietnã, o aumento das vocações à congregação é constante.

Cônegas de Santo Agostinho em Goiânia

As primeiras irmãs chegaram à nossa Arquidiocese em janeiro de 1985, ano em que Dom Antonio Ribeiro foi nomeado arcebispo de Goiânia. Atualmente, são duas irmãs presentes na comunidade. Elas estão na Comissão Pastoral da Terra (CPT) – Regional Goiânia, Rede Um Grito pela Vida – CRB Goiânia, Equipe Intercongregacional na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, Residencial Real Conquista.

Irmã Francisca Marta Jacinto é agente liberada da CPT. Desenvolve projetos de agroecologia com pequenos camponeses, assentados e quilombolas (formação bíblica, eco-espiritualidade, quintais agroecológicos, proteção de nascentes, cooperativa de mulheres – produção de polvilho orgânico) em comunidades rurais de Silvânia.

Irmã Maria Aparecida Ferreira da Cruz integra a coordenação do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI-GO), assessoria bíblica e de Metodologia de Educação Popular com Crianças e Adolescentes. Acompanha o grupo de mulheres da Pastoral da Saúde no bairro Real Conquista, periferia de Goiânia.

As irmãs de Nossa Senhora não possuem um serviço de animação vocacional, mas realizam encontros com a juventude, ocasião para que ela saboreie o valor do silêncio e da contemplação. Esses encontros ajudam o jovem a construir seu projeto pessoal de vida e, assim, alimentar suas convicções ao ser chamado à missão.

A fundadora

A fundadora da congregação, a bem-aventurada Alix Le Clerc, buscou sempre tomar a vida de Jesus como exemplo para sua vida. Jesus, em uma das visões da Alix, disse-lhe: “Lance sempre um olho em mim e outro sobre seus defeitos para corrigi-los e chegarás ao seu desejo”. A atualidade desse desejo é para as filhas de Nossa Senhora, fonte de fidelidade aos caminhos de Alix. Jesus, os pobres, os marginalizados, a Terra espoliada e dividida continuam sendo o olhar que retifica o olhar das irmãs e as convida a buscar sempre de novo os caminhos da ternura e da justiça para todos os seres.

Congregação de Nossa Senhora

Cônegas de Santo Agostinho

Endereço: Rua Holanda, Qd. 113, Lt. 23 – Jd. Europa – 74330-080 – Goiânia-GO

Superiora da casa local: Ir. Maria Aparecida Ferreira da Cruz