3. Notícias
  4. Série Sete Dons do Espírito Santo: Conselho

12/07/2021

Série Sete Dons do Espírito Santo: Conselho

O dom do conselho nos ajuda a fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus

Série Sete Dons do Espírito Santo: Conselho - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Hoje, na matéria especial da série sobre os dons do Espírito, você vai entender o dom do conselho. Este é mais um dom que, segundo o papa Francisco, na sua catequese em 2014, “constitui um tesouro para toda a comunidade cristã” que nos ajuda a compreender a forma de falar e de se comportar. “Através do conselho é o próprio Deus, com o seu Espírito, que ilumina o nosso coração, fazendo com que compreendamos o modo justo de falar e de nos comportarmos, e o caminho que devemos seguir”. Ainda, de acordo com o pontífice, “o conselho é o dom com o qual o Espírito Santo torna a nossa consciência capaz de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus, segundo a lógica de Jesus e do seu Evangelho” (Audiência Geral, 07/05/2014).

Na carta pastoral “Creio no Espírito Santo: meditação sobre a vida no Espírito”, Dom Washington Cruz explica que “Com o dom do conselho, o Espírito, em qualquer circunstância difícil que nós possamos encontrar, nos inspirará o que devemos dizer e o que devemos fazer”. Ele completa com uma passagem bíblica do livro de Mateus: “Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados em saber como ou o que haveis de falar. Naquele momento vos será indicado o que deveis falar, porque não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai é que falará em vós” (Mt 10,19-20).

O papa Francisco explica na sua catequese que a condição essencial para conservamos o dom do conselho é a oração. “Com a oração damos espaço para que o Espírito venha e nos ajude naquele momento, nos aconselhe sobre o que devemos fazer”. O papa ainda diz que o Espírito nos faz crescer interiormente e positivamente, pois ele nos faz crescer na comunidade e nos ajuda a não cairmos na armadilha do egoísmo e do nosso próprio modo de ver as coisas.

Continue acompanhando a Série sobre os Dons do Espírito Santo. Na próxima matéria você vai se aprofundar um pouco mais no conhecimento do dom da fortaleza.

Larissa Costa