Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Série Sete Dons do Espírito Santo: Conselho

12/07/2021

Série Sete Dons do Espírito Santo: Conselho

O dom do conselho nos ajuda a fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus

Série Sete Dons do Espírito Santo: Conselho - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Hoje, na matéria especial da série sobre os dons do Espírito, você vai entender o dom do conselho. Este é mais um dom que, segundo o papa Francisco, na sua catequese em 2014, “constitui um tesouro para toda a comunidade cristã” que nos ajuda a compreender a forma de falar e de se comportar. “Através do conselho é o próprio Deus, com o seu Espírito, que ilumina o nosso coração, fazendo com que compreendamos o modo justo de falar e de nos comportarmos, e o caminho que devemos seguir”. Ainda, de acordo com o pontífice, “o conselho é o dom com o qual o Espírito Santo torna a nossa consciência capaz de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus, segundo a lógica de Jesus e do seu Evangelho” (Audiência Geral, 07/05/2014).

 

Na carta pastoral “Creio no Espírito Santo: meditação sobre a vida no Espírito”, Dom Washington Cruz explica que “Com o dom do conselho, o Espírito, em qualquer circunstância difícil que nós possamos encontrar, nos inspirará o que devemos dizer e o que devemos fazer”. Ele completa com uma passagem bíblica do livro de Mateus: “Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados em saber como ou o que haveis de falar. Naquele momento vos será indicado o que deveis falar, porque não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai é que falará em vós” (Mt 10,19-20).

 

O papa Francisco explica na sua catequese que a condição essencial para conservamos o dom do conselho é a oração. “Com a oração damos espaço para que o Espírito venha e nos ajude naquele momento, nos aconselhe sobre o que devemos fazer”. O papa ainda diz que o Espírito nos faz crescer interiormente e positivamente, pois ele nos faz crescer na comunidade e nos ajuda a não cairmos na armadilha do egoísmo e do nosso próprio modo de ver as coisas.

 

Continue acompanhando a Série sobre os Dons do Espírito Santo. Na próxima matéria você vai se aprofundar um pouco mais no conhecimento do dom da fortaleza.

 

 

Larissa Costa

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar