Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Missionários Oblatos de Maria Imaculada

21/06/2021

Missionários Oblatos de Maria Imaculada

Audácia na evangelização e cuidado com os pobres

Missionários Oblatos de Maria Imaculada - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A congregação nasce em 25 de janeiro de 1816. Era o início da Sociedade dos Missionários de Provença. O padre Eugênio de Mazenod impulsionou seus companheiros a viverem juntos como irmãos e a imitar as virtudes e os exemplos de Jesus Cristo, nosso Salvador, consagrando, sobretudo para pregar a palavra de Deus aos pobres. A pequena Sociedade recebeu a aprovação romana do papa Leão XII, em 17 de fevereiro de 1826 e, daí para frente passou a se chamar de Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada. O lema “Enviou-me para evangelizar aos pobres” expressa seu carisma e assinala o caminho a seguir. Santo Eugênio buscou durante toda sua vida como sacerdote, como missionário e bispo, anunciar aos pobres “quem é Jesus Cristo”.

 

O carisma oblato é, antes de tudo, um olhar de amor e de fé no mundo e na Igreja, um olhar que nos permite ver o que outros não veem e um escutar aos clamores que outros não escutam. A partir desta perspectiva que o oblato vê o ser humano e a Igreja, esta visão de fé, não o deixa indiferente, criando nele uma vontade eficaz de dedicar-se por inteiro, a fim de libertá-los de suas misérias e revelar-lhes quem é Jesus Cristo. Portanto, evangelizar os pobres, em suas muitas faces. O principal serviço do oblato na Igreja é proclamar Cristo e o seu Reino aos mais abandonados. O nosso carisma, primordialmente, é evangelizar aos mais abandonados, tendo como ponto de partida o nosso DNA que é a essência missionária! Fortalecidos por uma espiritualidade encarnada do cotidiano: nas pegadas de Jesus, não deixando passar nenhuma realidade despercebida através dos olhos, coração, afetos, gestos, sentidos, ação e oração.

 

Nossa Congregação é organizada, aqui no Brasil, em quatros distritos: Nordeste, Centro-Oeste, Norte e Sudeste. No Brasil somos mais de 50 missionários e estamos nos cincos continentes; no mundo somos mais de três mil missionários padres e irmãos oblatos. Algumas datas nos recordam a época da implantação da missão:

 

  • 1945 (15 de setembro) chegada em São Paulo dos quatro primeiros oblatos da Província Leste dos Estados Unidos.
     
  • 1962 (8 de dezembro) chegada em Goiás dos quatro primeiros oblatos Irlandeses da Província da Irlanda.
     
  • 1964 (15 de setembro) chegada em Recife dos primeiros oblatos da Província Central dos Estados Unidos.
     
  • 1968 (janeiro) chegada em Belém dos quatro primeiros oblatos (três Franceses e um Belga) das Provinciais da França e Bélgica Sul.

 

Especificamente em Goiânia, os oblatos chegaram em 1983, mas só assumiram uma missão no ano de 1984. O bispo da época era Dom Fernando Gomes dos Santos, primeiro arcebispo de Goiânia. Os missionários oblatos assumiram a Paróquia São João Batista, na periferia, com o padre Thomas Murphy (In-memoriam), juntamente com os padres Adriano (In- memoriam) e João Altino. O objetivo era a missão com os mais necessitados. Dom Fernando também solicitou uma assistência para a Paróquia Santa Luzia, em Aragoiânia; padre Adriano foi o primeiro oblato pároco daquele município.

Hoje a congregação está presente na Arquidiocese de Goiânia, na Paróquia Santo Eugênio de Mazenod, de modo formativo, dinâmico, missionário. Somos sete padres, tendo um pároco, o padre José Ronácio OMI, e os vigários que são os padres: João Altino, Jaime Gibbons, José Valter, Marcos de Lima, Thomas Delaney e Kleber Farias. Para crianças temos escolas e para os migrantes, o Projeto Tabor, além de trabalhos com crianças e adolescentes abandonadas, fora de Goiânia.

Vocacional

Nossa dimensão missionária vocacional da Província do Brasil está também dividida nos quatros distritos. Cada distrito tem um animador vocacional responsável pelas vocações. No distrito Nordeste temos o padre Edicarlos; no Sudeste temos o padre Antônio Pereira; no Norte, o Diácono Jhordan, e o irmão Diemerson; no Centro-Oeste, o padre Kleber Farias, que também é o animador da Província do Brasil. A Animação Vocacional tem como missão primeira, cuidar das vocações e ajudar o jovem no seu discernimento, que favoreça a comunhão e a promoção da vida; Cuidar como uma atitude interna e permanente de atenção, de vigilância e de escuta; Ajudar os jovens a dar testemunho de uma fé Trinitária, livres de si mesmos, que atestem, com atitudes e gestos concretos, a beleza e os valores do Evangelho, que deem testemunho da pessoa de Jesus Cristo, único modelo a ser seguido. Com essa animação vocacional estamos atingindo um número de entradas esperado nos quatros distritos, mas no Nordeste temos uma intensidade maior.

Concluo esse breve trajeto dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada com o texto do prefácio das Constituições de 1826 que diz: "Nil linquindum est inausum ut proferatur imperium Christi " – “Não devemos deixar nada sem o ousar, para fazer adiantar o reino do Cristo”. Esta frase sempre sustentou, e continua sustentando o dinamismo missionário da Congregação. É uma “frase-chave” para uma reflexão sobre a audácia missionária oblata, uma audácia mais vezes vivida que formulada. Esta frase, escrita nas Constituições, nunca mais vai se encontrar de novo, nem sequer a palavra ‘audácia’, nos escritos do Fundador. Mas é a prática, a vida, a história dos oblatos que, desde o início, mais que as formulações, vão manifestar esta audácia, uma audácia permanente no meio dos mais abandonados! Nossa gratidão a Arquidiocese de Goiânia por esses anos de acolhida, compreensão e respeito para com os Missionários Oblatos de Maria Imaculada! Que possamos continuar anunciando e construindo o Reino de Deus com audácia! Graça e paz!

 

Informações:

Superior: Pe. José Ronácio Vieira da Silva, OMI
Endereço: Rua Brasília, Qd. 20, Chácara 16 – Jd. Itaipu – Goiânia-GO
Tel: (62) 3288-1211

Noviciado
Superior: 
Pe. Antônio Kleber Guilherme de Farias, OMI
Endereço: Rua Santa Íris, Qd. 116, Lt. 21 – Jd. Alto Paraíso –  74948-310 – Aparecida de Goiânia-GO
Tel: (62) 3579-5639
Site: 
www.omiworld.org

 

Pe. Kleber Farias, OMI
Animador do Distrito Centro-Oeste
Animador Vocacional Nacional

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar