4. Pai eterno, diante de vós Somos todos irmãos

18/06/2021

Pai eterno, diante de vós Somos todos irmãos

Romaria 2021 refletirá sobre cuidado com os irmãos neste tempo de pandemia

Pai eterno, diante de vós Somos todos irmãos - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno apresentou, no dia 31 de maio, o tema da festa em louvor ao Divino Pai Eterno de 2021: “Pai Eterno, diante de vós somos todos irmãos”, que acontecerá de 25 de junho a 4 de julho. A apresentação aconteceu em uma entrevista coletiva de forma on-line e teve a presença do padre João Paulo Santos, reitor do santuário; do pároco de Trindade, padre João Bosco de Deus; do secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino; do prefeito de Trindade, Marden Júnior e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

O tema da festa do Divino Pai Eterno é sempre baseado em alguma encíclica ou exortação apostólica do papa. “Pai Eterno, diante de vós somos todos irmãos” foi inspirado na Carta Encíclica Fratelli Tutti, do papa Francisco. Padre João Paulo explica a mensagem que o tema deste ano quer deixar para os fiéis. “Somos todos irmãos e, sobretudo em um momento de crise como este, não podemos esquecer que têm muitos irmãos e irmãs passando dificuldade, por isso, a cada dia da nossa novena, vamos tratar de um tema que consideramos urgente, para suscitar uma reflexão sobre como podemos ajudar o outro a superar a sua dor”.

Conforme já era esperado, o reitor do santuário disse que, pelo segundo ano consecutivo, ainda por conta da pandemia, a participação do povo na festa será de modo on-line e não presencial. O padre ressaltou que “a romaria será virtual, mas ela não pode ser confundida com não real”. Ele completou a sua fala, afirmando que neste ano acontecerá a maior romaria de todos os tempos, que ela será nos lares e que os devotos vão poder participar junto com seus familiares.

O padre João Bosco de Deus, vigário episcopal de Trindade e pároco da Paróquia Divino Pai Eteno, em Trindade, iniciou sua fala, na entrevista, citando um trecho do evangelho de São João (10,10) em que Jesus diz: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. O missionário redentorista citou este trecho do evangelho para explicar a decisão de se fazer a festa mais uma vez de forma on-line. “Nós não podemos colocar a vida de nossos irmãos em perigo, temos que cuidar uns dos outros, por isso, acompanhem as celebrações que serão transmitidas pelos meios de comunicação com a mesma fé que participariam aqui no santuário e receberão muitas graças e bênçãos do Divino Pai Eterno”.

O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, agradeceu a compreensão dos padres que estão à frente da organização, pela sensibilidade e a preocupação com o povo que viria visitar Trindade durante a festa. “Quero agradecer aos senhores padres João Paulo e João Bosco pelo cuidado com os fiéis e a preocupação em salvar vidas”. O governador falou também sobre a importância da manifestação de fé. “Como católico que sou, sei da importância da prática da fé e o quanto é fundamental para o povo do nosso estado vir à Trindade fazer a sua romaria, agradecer e pedir as bênçãos do Pai Eterno sobre a sua família, por isso, peço a todos os romeiros do Pai Eterno que façam a sua romaria em casa, nas suas igrejas domésticas, participem das novenas pelas transmissões dos meios de comunicação”.

Marcos Paulo Mota