4. Operação Semana Santa foca na prevenção de acidentes

01/04/2021

Operação Semana Santa foca na prevenção de acidentes

Com ocupação hospitalar no limite, motoristas devem redobrar a cautela para não se envolver em acidente

Operação Semana Santa foca na prevenção de acidentes - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia em todo o país a Operação Semana Santa, com esforço de fiscalização direcionado durante o período de quinta-feira (1º) até o final da noite do próximo domingo (4). Em Goiás, os policiais rodoviários federais estarão posicionados em locais estratégicos, apontados nas estatísticas como de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade, para garantir aos usuários das rodovias federais segurança, conforto e fluidez do trânsito.

Embora muitas cidades tenham adotado medidas de isolamento social com o objetivo de conter a proliferação da pandemia, impactando na redução do fluxo de veículos nas estradas, a PRF não medirá esforços para a redução da acidentalidade, o que contribui diretamente na disponibilidade de leitos em hospitais, tão necessária no momento de emergência de saúde pública atual.

Mais do nunca, portanto, é fundamental contar com a prudência, perícia e obediência às regras de trânsito por parte dos condutores que vão trafegar pelas rodovias federais goianas nesse final de semana prolongado. E tendo a responsabilidade como elemento principal, a PRF reforça o tema da campanha educativa do ano: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”

Um levantamento da PRF em Goiás sobre as ocorrências de acidentes nas BRs que cortam o estado nos primeiros três meses do ano mostra que a gravidade dos acidentes tem aumentado, o que acende um alerta importante e preocupa a corporação.

O número de mortes neste primeiro trimestre de 2021 se iguala ao de 2017, contabilizando 50 óbitos nas rodovias federais goianas de janeiro a março. O alto índice de mortes contrasta com a redução na quantidade de acidentes, foram 833 acidentes em 2017 contra 489 nesse ano. No primeiro trimestre de 2018, a PRF atendeu 668 acidentes em que 47 pessoas morreram. Em 2019 foram 503 acidentes e, apesar do aumento para 606 acidentes em 2020, a quantidade de óbitos registrada foi igual nos dois anos, 41.

As causas predominantes dos acidentes constatadas pela PRF durante os atendimentos são a falta de atenção por parte de motoristas e pedestres, a ingestão de bebidas alcoólicas e defeitos mecânicos em veículos.

Embasados nesses e em outros estudos a Polícia Rodoviária Federal planeja suas ações para o feriado, buscando a efetividade do trabalho preventivo com foco na preservação de vidas e na promoção da paz no trânsito.

Tradicional Benção das Estradas

É tradição em Goiás que o Arcebispo faça uma prece especial aos motoristas que pegam a estrada na Semana Santa. Há 15 anos Dom Washington realiza a “Benção das Estradas” e, pelo segundo ano, esse ato simbólico é feito à distância. "Estamos passando por um momento crítico da pandemia em todo o Brasil, não é momento de viagens, ou passeios, mas aqueles que precisam se deslocar pelas estradas, que tenham a consciência do cuidado com a própria vida e a do próximo. Que tenham uma conduta responsável ao volante, respeitando as leis de trânsito e evitando acidentes. Assim, também evitando sobrecarregar ainda mais os sistemas de saúde. Deus abençoe a todos e que cuidando um dos outros possamos celebrar a Páscoa do Senhor com a esperança e certeza de dias melhores.", ressaltou o arcebispo.

Clique aqui e confira a mensagem do Arcebispo de Goiânia

Talita Salgado